ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Reações a declaração de Cantalamessa - Maior prova de que seu amigo judeu estava certo.


Vimos durante a semana passada toda a repercussão que teve a pregação do Rev. Raniero Cantalamessa. Mas o que conteve em seu discurso que causou tanta indignação da mídia mundial e de alguns Judeus?

Tudo estava parte em que é feita uma comparação entre a ideologia ant-semita (a perseguição ideológica e não necessariamente a perseguição física) e todo o carnaval levantado sobre o uma acusação infundada feita a Bento XVI, revelando que, mais uma vez, querem escrever a força um capitulo negro nas paginas da vida de um Papa, a exemplo de Pio XII. Pura farsa.

Transcrevo parte do texto onde se encontra a polémica. Tire suas conclusões.

Cantalamessa diz:

"...Recebi nestes dias uma carta de um amigo judeu e, com sua permissão, compartilho um trecho convosco. Dizia:

“Tenho acompanhado com desgosto o ataque violento e concêntrico contra a Igreja, o Papa e todos os féis do mundo inteiro. O recurso ao estereótipo, a passagem da responsabilidade pessoal para a coletividade me lembram os aspectos mais vergonhosos do anti-semitismo. Desejo, portanto, expressar à ti pessoalmente, ao Papa e à toda Igreja minha solidariedade de judeu do diálogo e de todos aqueles que no mundo hebraico (e são muitos) compartilham destes sentimentos de fraternidade. A nossa Páscoa e a vossa têm indubitáveis elementos de alteridade, mas ambas vivem na esperança messiânica que seguramente reunirá no amor do Pai comum. Felicidades a ti e a todos os católicos e Boa Páscoa”.

Também nós, católicos, felicitamos os irmãos judeus, desejando-lhes Boa Páscoa. E o fazemos com palavras de seu antigo mestre Gamaliel, inseridas no Seder pascal hebraico e incorporadas na mais antiga liturgia cristã:

“Ele nos conduziu

da escravidão à liberdade,

da tristeza à alegria,

do luto à festa,

das trevas à luz,

da servidão à redenção

Por isso diante dele dizemos: Aleluia” [5]"


O que há de condenável nestas palavras?
O que há de desaltorizável nisso?
O que Cantalamessa disse de errado, sendo que as palavras nem mesmo dele foram, embora concorde e por isso reproduziu.
Cantalamessa reconhece na carta de seu amigo exatamente o que afirma, o reconhecimento da perseguição ideológica que eles também sofreram e sofrem.

Eu entendi perfeitamente o que foi dito, e mais, concordo plenamente. Esta é uma postura particular minha, mas acredito que meus amigos de apostolado não devam discordar, embora tenho o direito, mas reitero que não vejo nada... absolutamente nada de errado nas declarações do Rev. Reniero Cantalamessa.

Gostaria muito que alguém mostrasse onde estão os pontos de indignação pública mundial, que levou a frouxidão da Santa Sé pelo Sr. Padre Federico Lombardi e, pelo o que pude ler, até mesmo de Cantalamessa?

Segue abaixo a cata na integra:
http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/2010/04/03/pregacao-de-frei-raniero-no-vaticano/

Carta publicada no Blog do Padre Joãozinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM