ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 27 de abril de 2010

Carta aberta ao blog "Tradição católica" da Teresa Moreno de Portugal.

“De coração cremos e com a boca confessamos uma só Igreja, não de hereges, mas a Santa, Romana, Católica e Apostólica, fora da qual cremos que ninguém se salva”

(IV Concílio de Latrão, Denzinger 423).

Prezada Teresa, salve Maria.

Já faz algum tempo que tenho vontade de lhe escrever esta carta, pois, como você bem sabe, o nosso contato de outrora não foi feito por motivos bons. Portanto, lhe escrevo esse pequeno texto sobre alguns aspectos importantes que eu quero lhe comunicar.

Como você bem lembra, no post sobre a entrevista do Luciano haviam comentários dizendo que " D. Lefebvre fundou uma outra Igreja", que ele estaria "fugindo da cruz", que ele seria um "sectário", que a FSSPX estaria "fora da Igreja", e tantas outras cosias maldosas. Perdão por tanto fanatismo, mesmo que não sejam minhas palavras estas, já pensei assim.

Com o tempo fui observando melhor os passos da Fraternidade e pude perceber grande respeito ao Papa e grande vontade de tentar solucionar a crise por parte de D. Fellay, homem de palavras sábias, e que esteve aqui na minha cidade e celebrou uma Missa em que proferiu palavras lindas em sua homilia. Com os estudos, percebi que careciam de fundamento teológico as acusações contra os tradicionalistas, sejam os ligados à Fraternidade, sejam os ligados à Associação Cultural Montfort, do caríssimo Orlando Fedeli, que ficou muito felicitado pelas palavras publicadas em seu blog sob sua pessoa. Percebi que careciam de fundamento as pretensas 'defesas' que faziam em torno do Concílio, que muitos faziam negando o óbvio e deturpando os ensinamentos da teologia.

Passei, portanto, a publicar estudos sobre o tema, e quis ser o mais fiel possível, estando sempre amparado na teologia da Santa Igreja. Hoje, graças a Deus, muitos dos meus leitores mesmo não sendo tradicionalistas, não possuem uma visão infundada e sectária sobre a Fraternidade, e o tradicionalismo em geral. Coloco isso como uma forma de compensar os erros de outrora. Abordei temas como a Reforma litúrgica, o Sedevacantismo, os grupos do Concílio, o valor magisterial do Concílio, a posição da FSSPX na Igreja, e outros temas relacionados. Estou lhe dizendo isso tudo, porque me lembro de seu testemunho naquela carta, em que dizia tentar "se aproximar dos conservadores", e que muitas vezes era "criticada" por tradicionalistas. Pois saiba que estou passando por tudo isto. Tanto a aproximação dos tradicionalistas, quanto a discordância dos conservadores me renderam duras críticas. Por isso, Teresa, agradeço a Deus pela carta que me enviaste, que foi 'uma semente que eu cuidei para crescer, e que está dando muitos frutos'. A minha ação, em especial, foi realizar o mínimo para que a justiça seja feita para com os tradicionalistas. Sei da sua ação aí em Portugal em promoção da Missa Tridentina, e seu blog possui alta estima dentre leitores do Brasil, e mesmo quem não 'vai muito com a cara dos tradicionalistas' lê seu blog, mesmo que seja para discordar. Obrigado pelo seu importantíssimo trabalho.

Saiba, Teresa, que o Guilherme, aquele que maltratou tanto D. Lefebvre, me pediu para avisar que ele também já se afastou desta posição. O que o tempo e os estudos não fazem, né?

Não vou negar que existem - muitos - pontos em que continuo discordando da Fraternidade, mas, se até grandes teólogos da Igreja ainda estão com dúvidas e divergências sobre o Concílio, como não teríamos nós, também? Mas posso afirmar com toda certeza que nenhum de nós vai resistir ao que o debate entre Roma e a FSSPX determinar. E deixaremos tudo para seguir aquilo que a Igreja nos ensina.

Subscrevo-me nos corações de Jesus e Maria,

19 comentários:

  1. Claro, e os não tradicionais irão pro inferno... rs

    Esqueçam o assunto, vao ajuda o proximo ;D

    Ps. não sou relativista

    eita mah rs

    ResponderExcluir
  2. Arrumei os link's que estavam com erro. Podem acessar normalmente.

    ___

    Júnior,

    Xará, que ironia, não?

    ResponderExcluir
  3. Junior,

    Aproveito vossa justíssima carta para também fazer algumas considerações.

    Lembro-me que quando esse blog foi fundado, não sei se por você ou pelo outro Junior, eu estava na vossa comunidade (Jovens Católicos) justamente defendendo a Fsspx em um debate sobre o CVII. Lembro-me que também estava participando a Ana do Sucessão e que ela acabou sendo expulsa e eu sai por causa disso.

    Desses tempos pra cá fui acompanho o que vocês escreviam, principalmente você, aqui, no Captare e lá na apologética Católica, e de início ficava pensando, como alguém que tanto censurou minhas críticas, agora fazia alguma das mesmas? Peço perdão por ter te julgado.

    No entanto, aos poucos fui percebendo vosso amadurecimento intelectual, até ri quando vi você ser censurado na "Católicos" por citar a aula do professor Orlando fedeli (palhaços injustos).

    Por isso, gostaria de parabenizar pela honestidade!

    Já fui acusado muitas vezes de falso tradicionalista, por me aproximar dos neocons honestos, ora primeiro não busco ser um tradicionalista, busco ser um Católico legítimo (não que os "trad" não sejam), então se existe algo que eu possa aprender, que me ajude no cambate, que contribua pela luta da tradição nos meios neoconservadores, então que se dane o partidarismo, ali estarei apoiando da mesma forma que estarei combatendo os erros que existirem.

    Emfim, penso que se as aulas do professor OF podem ensinar a Necons, porque algo de um necon não pderia ser útil a um tradicionalista?

    Portanto, sua carta e a respota dada pela Tereza, mostra exatamente o que sempre pensei e o que sempre defendi.

    Se alguém vai me chamar de falso tradicionalista por isso, ou deixar de ler meu blog, ou me excluir da lista de amigos eu não dou a mínima o que não posse é deixar de ser sincero sobre o que penso, defendo e acredito!

    Que São Vicente de Lerins interceda por vós!

    Jefferson Nóbrega
    Pax et bonvs!

    P.s : ignore os erro ortográficos ,pois não tive tempo de revisar! rsr

    AMDG

    ResponderExcluir
  4. A Carta de Resposta da Teresa:
    .
    http://emdefesadelefebvre.blogspot.com/2010/04/resposta-uma-carta-aberta-e-algumas.html

    ResponderExcluir
  5. Prezado Jefferson, salve Maria!

    Me lembro perfeitamente daquele nosso debate em minha comunidade, mas, a Ana Maria não foi expulsa, ela saiu por causa de uma imposição sobre a RCC, não queríamos que críticas como as dela fossem realizadas na comunidade. Discordâncias internas entre os moderadores, hoje, somos amigos.

    Sobre a mudança de postura, isso é resultado de uma verdadeira busca por conhecimento, e nenhum apego ao orgulho.

    A minha censura na 'Católicos' foi só o começo. Acabei sendo expulso, como você pode ver, e acabei sendo chamado de Lefrebvista por dizer a verdade.

    Quanto às acusações que recebemos, infelizmente é assim. Se você começa a ter contatos 'por fora', logo é excluído da lista de amigos, banido das listas de email's, expulso de comunidades, etc. Triste isso.

    Agora, sobre as críticas, seria bom, talvez você possa se dispor a fazer isso, a tentarmos entender a posição dos tradicionalistas de um modo bem claro, coisa que até hoje eu não sei, não sei se o que leio é a posição pessoal, ou uma característica geral. E um debate franco e honesto sobre o tema seria algo de extrema relevância, para até para esclarecermos pontos já superados.

    Nessa frase você foi perfeito:
    'Se alguém vai me chamar de falso tradicionalista por isso, ou deixar de ler meu blog, ou me excluir da lista de amigos eu não dou a mínima o que não posse é deixar de ser sincero sobre o que penso, defendo e acredito!"

    Obrigado pelo comentário, Jefferson. Que Santo Atanásio interceda por todos nós.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  6. O Jefferson tá certo, fui expulsa sim, depois que saí, por armação sua lembra?

    Vc foi expulso e chamado de Lefebvrista na Católicos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    De lá, ainda sairão muitos lefebvristas!! Quem viver verá!

    *************************************

    Há muitos, muitos que tapavam o sol com a peneira, com a tal hermenêutica da continuidade, que estão começando a tirar a venda dos olhos. Espero que seja sincero!

    Impossível, que uma pessoa normal, ainda ache que há plena comunhão com tantos fatos nefastos.

    ResponderExcluir
  7. Aliás, esse blogue só podia retornar a verdade mesmo, a fundação dele foi feita por mim, eu o registrei . Vc lembra Junior?

    ResponderExcluir
  8. Ana Maria,

    Sim, me lembro perfeitamente. HAHAHAHa

    Acredite, caríssima, até hoje eu não sei quem te expulsou, ou se vc saiu por si. Mas, se quiser voltar, a comunidade está aberta.

    Sim, eu fui expulso da Católicos. Mas, vai ter volta, rs

    ResponderExcluir
  9. Ei Junior. a fazendo sucesso sua posição.

    ResponderExcluir
  10. Sim. Leo, hehehhe

    Não diria sucesso, mas diria que muitas pessoas estão contentes por este texto.

    ___


    Obrigado Fernando.

    ResponderExcluir
  11. Sobre sua expulsão,

    O interessante é que o moderador David vive copiando texto dos "amigos da montfort" e postando na comunidade sem fonte, e sempre que reclamo meu post não dura nem um minuto, até me impressiono ainda não ter sido expulso também.

    Até denunciei a desonestidade intelectual dele: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1037188&tid=5339488112441070724

    Sobre a discussão proposta, penso que poderia abrir um tópico na sua comu para isso.

    pax et bonvs!

    Jefferson Nóbrega

    ResponderExcluir
  12. Parabéns,

    Muito bom texto e muito melhor a posição de humildade.


    JAR

    ResponderExcluir
  13. Jefferson,

    HAHAHAHHAHA, não acredito no que estou vendo...

    Me lembro de uma vez que eu copiei argumentos da comunidade "Maigos da Montfort", mas eu citei a fonte. Sorte que o David não apareceu por lá, senão o tópico teria sumido.


    Logo depois que fui expulso, não cessam de chegarem até mim, recados, emails e comentários sobre o tópico, todos convictos da falta de honestidade e do conhecimento que os moderadores possuem, algo que ficou explícito no tópico. Isto foi confirmado até mesmo por pessoas próximas, principalmente do Sr. David. E eu morro e levo os nomes comigo. Sem contar que o Sr. David não para de acessar o meu orkut, fuçar meus recados e fotos.

    Vou abrir o tópico então, te espero lá.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jar. Salve Maria!


    Obrigado pelo comentário e pelas palavras. Seja bem vindo ao Blog!

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  15. Desonestidade intelectual e textual é o que não falta em comunidades no Orkut...

    ResponderExcluir
  16. Prezado Junior,

    Minha posição sobre o Concílio Vaticano II se mantém firme enquanto a do Papa também se mantiver. Também aguardo ansiosa o fim do diálogo entre a Santa Sé e a Fraternidade; isso é coisa de gente grande, não tenho cacife para essa discussão, então só fico na espera. Fico muito feliz que a animosidade desnecessária entre os "trads" e "neocons" esteja de certa forma pacificada, afinal todas as discordâncias podem ser tratadas no plano das idéias, sem argumentos ad hominem. Fico feliz também que esteja estudando. Procure progredir sempre em espiritualidade ao mesmo tempo que nos estudos, seja sempre humilde, embora firme nas convicções. Dá muito gosto ver jovens buscando a Verdade. Fique com Deus, que Ele te abençoe e a Mãezinha te proteja.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Maite!
    Que felicidade receber um comentário desses de alguém que já me ajudou tanto na caminhada da fé, principalmente aqui neste humilde Blog. Não sou contra o Concílio Vaticano II, estou com o Papa também. Apenas sou contra o que fazem com ele e reconheço os problemas que ele tem. Acredito que é o único caminho para ser percorrido por aqueles que defendem o Concílio.

    Concordo com você que a aminosidade desnecessária deve ser combatida. Fico feliz por ver gosto na minha humilde caminhada pelo conhecimento, e que Deus lhe retribua por estas preces que fizerdes por mim.

    Fique com Deus, prezada amiga.

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM