ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Assembléia Pastoral Diocesana

A Arquidiocese de Olinda e Recife se prepara para a assembléia pastoral diocesana, a 1ª de dom Fernando como arcebispo, em entrevista concedida no dia 14/02 pelo Chanceler da Arquidiocese; Pe. Cícero Ferreira de Paula e pelo Prof. Gustavo de Castro coordenadores da assembléia, foram apresentados os detalhes deste evento que contará com a participação de mais de 700 agentes de pastorais de toda a arquidiocese entre padres e leigos, cada paróquia contará com 02 representantes além do padre, também foram convidados institutos e movimentos religiosos como a RCC, Focolares etc,

“Sempre que um Bispo toma posse de uma Diocese, ele costuma fazer uma assembléia pastoral, para ver como anda o serviço, o trabalho missionário, com D.Fernando não seria diferente” fala o Pe. Cícero.

“A assembléia tem o poder de ouvir o povo” comenta o Prof. Gustavo de Castro.

A Assembléia fornece ao Bispo um modo de ver, analisar e elaborar os planos arquidiocesanos, traçar metas, ver as ações religiosas, “não o passado e sim com o presente, lançar e abrir a caminhada de um futuro, na assembléia não discutiremos problemas teológicos nem dogmáticos, apenas trataremos de uma fase positiva, de como podemos melhorar o trabalho missionário, evangélico, em nossa Arquidiocese ” relata o Prof. Gustavo de Castro, tendo como ponto de partida o Documento de Aparecida (D.A), e também a metodologia do Ver,Julgar e Agir da CNBB, com isso serão criadas 10 comissões representativas, a criação de vicariatos episcopais que auxiliarão o arcebispo na descentralização da cúria, segundo alguns religiosos que preferem não se identificar, a assembléia servirá também como uma preparação para a chegada de um possível bispo auxiliar, perguntado sobre essa possibilidade o chanceler do Arcebispado, contou que devido a dimensão territorial da Arquidiocese seria necessário não um e sim, vários Bispos auxiliares, a Arquidiocese de Olinda e Recife tem mais de 100 paróquias e mais de 03 milhões de habitantes em 19 municípios incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha. A presença de assessores da CNBB, como ouvintes facilitará e servirá de termômetro para o dia seguinte, alem de ajudar nas decisões dos rumos traçado pela Assembléia Pastoral.

A Assembléia Pastoral acontecerá de 18 a 20 de fevereiro no auditório Tabocas no Centro de Convenções de Pernambuco.

1 comentários:

  1. Olha só quem apareceu para postar...
    .
    Sseja bem vindo, Anderson. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM