ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Qual a sua autoridade para criticar a religião?

(Do livro: Ciência e Fé em harmonia, Felipe Queiroz de Aquino, pág, 30-31, Cléofas Brasil, 2009)

Nenhum pesquisador se arriscaria a fazer uma nova afirmação científica sem muitos anos de estudo e experimentação sobre o assunto. Ninguém publicaria um artigo científico sem ter estudado afinco o problema.

Ninguém se arrisca no campo da ciência a fazer uma afirmação que possa estar errada, pois seria submetido ao ridículo e ser desmentido.

No entanto, quando se trata de religião, muitos parecessem doutores, e se acham no direito de dar “a sua opinião”.

Ora, se você não é um estudioso no campo da religião, você só estaria sendo um palpiteiro irresponsável, pois a religião é coisa séria que interfere na vida e no destino das pessoas.

Será que um simples operário teria a ousadia de dissertar sobre Cálculo Tensorial ou Cálculo Conformacional? Será que uma simples dona de casa, sem estudo, seria capaz de dar uma aula sobre os cromossomos?

No entanto, muitos que quase nada (ou nada mesmo) estudaram de religião, têm a ousadia de ficar fazendo e negações e afirmações ao seu bel-prazer sobre as coisas religiosas. Mesmo que alguém possa ser Doutor em medicina, ou engenharia, no entanto, pode ser ignorante se não tiver estudado religião.

Alguns, orientados por vagos artigos de revistas e jornais se acham no direito de opinar sobre a religião. Ora, quem acreditaria no médico ou engenheiro que se formasse lendo revistas, jornais, ou romances?

Quanto tempo estudamos religião? O que sabemos de exegese, de hermenêutica, de prepeudêutica? Muitos não sabem nem o que significam essas palavras, mas se acham os “entendidos em religião” ou querem menospreza-lá.

Será que sabemos quais são os tratados da Teologia? O que sabemos de Teologia Dogmática, de Teologia Patrística, de Teologia Moral, de Ascética, de Direito Canônico, de Teologia Bíblica, de História da Igreja, Teologia Litúrgica, de Cristologia, de Escatologia, etc?

Temos que ser honestos conosco mesmos e afirmar que quase nada ( ou nada mesmo) sabemos de tudo isso; então é melhor não ficar dogmatizando sobre as coisas da religião alheia sem ter autoridade para isto.

9 comentários:

  1. isso mesmo, acho que não devemos muito o que falar sobre religiao , Deus deixou isso pra nos, pra gente seguir e mais nada ( minha opniao).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. diminua o tamanho da fonte, não consigo ler assim ><

    ResponderExcluir
  4. witch-king,

    Voce comentou:

    é tem uns cara ae que lê umas paginas da biblia e se acha os salvadores do todo poderoso f*** viu =s
    to te seguindo cara qualquer coisa passa lá

    Por favor, sem palavras de baixo calão, exigimos respeito a quem lê.

    ResponderExcluir
  5. squall_elfo

    Recebemos pedidos para aumentar a fonte dos nossos textos pois, eles até chegavam a ser muito cansativos. Vou achar um tamanho ideal.

    ResponderExcluir
  6. É uma versão mais politicamente correta daquilo que o Olavão chama de "supositório de opinião" (procurem o vídeo no youtube, kkk).

    Em suma: se você não leu sobre o assunto, se você não conhece ele, se você nunca se interessou em pesquisar, se você não tem a mínima noção do que está falando, por que diabos acha que eu quero ouvir tua opinião? qual o valor da opinião de sua opinião se você não entende nada sobre o que está falando?

    Lembro que li uma vez, uma frase assim: "idiotas sempre existiram? sempre... mas, antes calavam-se".

    Hoje o formador de opinião é isso, um palpiteiro.

    Simples assim!

    ResponderExcluir
  7. Detalhe: Felipe Aquino tá falando dos ateus...

    Masssssssss, de qualquer forma, lembrem-se de que "argumento de autoridade" é uma falácia.

    ResponderExcluir
  8. Criticar uma Religião em sí não podemos, pois na verdade estaríamos se colocando contra um sistema sem ao menos dar a chance de defesa, mas tudo o que não é verdadeiro a tendência é cair por sí mesmo, com críticas ou sem elas tudo o que DEUS não criou desaparecerá com o tempo, ignorar o conhecimento que DEUS deu a cada um é o mesmo que dar um tiro no próprio pé.
    http://www.enigmasdabiblia.com/
    http://cronologia.enigmasdabiblia.com/

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM