ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Diga não à PJ, que a TL vai junto.


Eu vos apresento alguns dados do “Marco referencial” da Pastoral da Juventude:

“- Marco Situacional : traz a realidade juvenil e sócio - cultural de nosso país.

- Marco Doutrinal: revela, de maneira leve e sintética, a presença de Deus na História, um Deus que ama os pobres e os jovens , é trindade e tem na Igreja o sinal concreto deste amor, em Maria o modelo e na PJB a maneira mais concreta e nova de falar aos jovens.

- O Marco Celebrativo: confirma a Palavra de Deus, a Celebração, a vivência do amor e o Ecumenismo como elementos básicos da mística e espiritualidade da PJB [...]”.

Gostaria de destacar a parte que trata dos demais movimentos eclesiais no Brasil:

“Movimentos Internacionais - organizam e formam seus próprios quadros, dirigentes e sacerdotes. Independentes das Igrejas locais. Dirigem-se principalmente aos jovens de classe média. Alguns exemplos: o Movimento Geração Nova (GEN), ligado aos focolares; Movimento da Juventude de Schoenstatt, Comunhão e Libertação, Renovação Carismática Católica, Juventude Franciscana (JUFRA) e outros”.

1) No início o texto diz que a Igreja no Brasil vê Deus como um Deus que ama o pobre e o jovem marginalizado. Posteriormente vemos o mesmo texto dizer que os demais movimentos são destinados à jovens de classe méd. Então, existe uma divisão econômica, ou social dentro da Igreja? Não se pode ser de classe média e ser membro da PJ? Não se pode ser de classe baixa, e ser membro da RCC? Os movimentos internacionais são insensíveis ao terceiro mundo? Não sei de onde vieram tais referências sobre os demais movimentos, mas sei que não podemos “taxar” um movimento como “dos ricos” ou como dos “pobres”.

Passando adiante, temos esta interrogação:

O que fazer para tornar a Igreja nas Américas uma imagem transparente do Cristo?

“R: Aceitar o diálogo e a discussão. A Igreja vive hoje numa sociedade pluralista, que exige dela uma atitude diferente daquela que por muito tempo assumiu em situações de “cristandade”. Os católicos devem aceitar a discussão pública, crítica e fundamentada, das propostas católicas. Os católicos devem ser melhor preparados à vida democrática na sociedade atual, e portanto à discussão das diversas propostas políticas e culturais, à busca do entendimento e do consenso.”

Muito bem, só faltou dizer que os Santos foram pessoas intolerantes e que a Inquisição matou as “bruxas” e todos aqueles que não eram Católicos na fogueira.

O texto ainda coloca a Igreja numa realidade latino-americana, de modo com que os aspectos de fé são diferentes das demais regiões do planeta. A realidade sócio-cultural e econômica da AM é particular, mas a Fé Católica é universal. O texto ainda coloca de modo “sutil” que as propostas Católicas são retrógradas, e que devem se “abrir” a uma discussão para que triunfe a “democracia” da sociedade atual. E é assim que vemos a juventude caindo cada vez mais no secularismo e na imoralidade.

Mas... as coisas ainda podem piorar:

Qual a IDENTIDADE da PJ?

1 - Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e a exemplo de Jesus Cristo fazemos a opção pelos pobres e jovens. Nos encontramos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.

Esse documento fala de uma pastoral Católica ou de Comunistas?

Você, assim como eu, deve estar se perguntando: “Qual o objetivo da PJ? Para que ela serve?”

Eis que eles respondem: Nossa Missão é evangelizar:

“E o que significa evangelizar? Muitos dirão: é levar o evangelho, pois significa a “Boa Notícia”. E Jesus Cristo nos diz para levar a boa notícia. O que não significa tanto falar de Jesus, mas fazer o que Ele fez.

Só evangeliza quem conhece, aceita e segue a Cristo e seu projeto Pôr isto evangelizar é TESTEMUNHAR o amor, o perdão, a humildade, a alegria da doação e da partilha. É ser SOLIDÁRIO e COMPROMETER-SE com os pobres e oprimidos. É ANUNCIAR Jesus Cristo com suas ações e sua Boa Nova.

Não sei se dá pra contar quantas vezes deve aparecer no texto, a expressão: “comprometer-se com os pobres e oprimidos”. E o ‘“se comprometer” com a Fé da Igreja, com a catequese, com os sacramentos, com a própria DSI, não se vê.

Essa é a triste realidade da Pastoral da juventude do nosso Brasil, cada vez mais próxima de uma entidade político-social secularizada, e cada vez mais longe do próprio Cristo.

Fonte: http://pj.org.br/2/src/site/subsidio.php

15 comentários:

  1. Não penso que a Pastoral da Juventude seja secularizada. É uma Pastoral como tantas outras da Santa Madre Igreja. Isso seria o mesmo que dizer que a Pastoral de Rua é desprovida de mística e espírito missionário, porque seu fim é o atendimento psico-espiritual e social da população de rua, à semelhança daquele que se fez pobre por amor ao homem.

    Não há fé sem obras; e as obras dão testemunho de nossa fé e nos qualifica como cristãos. São, assim, a expressão histórica dos ensinamentos cristãos mais elemenares que propõem a infusão do Reino no meio de nós por meio da igualdade entre os irmãos.

    Negar meios de subsistência dos irmãos é o mesmo que negar a comunhão com Christo. A comunhão na santa missa nos impele ao trabalho missionário, ao trabalho contínuo até a exaustão, subvertendo radicalmente, renovando a sociedade, renovando a face da Terra.


    Breno Bastos
    Ex-seminarista da Ordem dos Frades Menores

    ResponderExcluir
  2. OK, breno.
    Mas se fosse como você esta dizendo seria muito bom.
    Mas a realidada da PJ (ao menos a que conheço) é uma preparação a aceitação das ideias marxistas e de luta de classes propagada , dentro da Igreja, pela TL.
    Isso é muito claro em suas terminologias e na maneira de atuar.
    Existem diversos movimentos missionários mas poucos ou nenhum tem o objetivo de reinterpretar a doutrina Católica pelo ponto de vista marxista onde a "opção preferencial pelos pobres" nada mais é que a luta de classes.
    Nenhum outro movimento pensa que "o clero se apropiou dos meios de produção do sagrado" (dizeres de Leonardo Boff). Onde já se viu comparar os sacramentos e o magistério com meios de produção. Com isso Boff quis dizer que somente o magistério pode interpretar a sagrada escritura, somente o padre pode celebrar a Santa Missa, escutar confissoes e etc. etc...( O que é o certo).
    Mas no pensamento dele e da TL isso deveria ser feito abertamente pelo povo. Mulheres deveriam ser ordenadas, padres deveriam casar-se, e a interpretação da sagrada Escritura deveria ser feita por qualquer um.
    É para isso que os jovens são preparados na PJ. Não é atoa a cor vermelha de seu símbolo. Ou será apenas coicidência?
    A TL, e de tabela a PJ, não tem muito apreço pela ortodoxia, principalmente liturgica.
    Participei na semana passada do pré DNJ (Não preciso nem dizer como é o DNJ mesmo). Neste eventou houve algo que se pareceu com a celebração eucarística mas não foi.
    NO entanto iso gera uma confuão enorme pois neste momento houve distribuição de broa e suco de uva com o entoar do canto destinado a eucaristia. Isso é esvaziamento do real sentido da Eucaristia dando a ela um ar de mera partilha material.

    ResponderExcluir
  3. "O outro é a medida do meu catolicismo". As palavras são do padre Zezinho (o cantor) - fonte: http://pjmaringa.com.br/v9/pj-podcast/63-entrevistas/391-pe-zezinho-os-jovens-precisam-criar-pastas.html -.

    Trago esta referência e acrescento o fato de que falar até papagaio fala. Aqui não é diferente. Em sua visível ignorância sobre o tema, o autor do texto tenta criticar o Marco Referêncial da Pastoral da Juventude.

    Prezado irmão em Cristo, você não é obrigado a ser Pejoteiro, muito menos gostar do nosso jeito de rezar. Mas se você realmente quer ser um dia ser católico aprenda que, como diz o padre Zezinho, "o sol nasce para todos".

    Deus não está presente apenas nos ritos e místicas que vc conhece. Seja humano, imite Jesus e acolha seu próximo, independente de pastoral ou movimento.

    Meu querido, a broa e o suco de uva revelam apenas o quanto sua fé é limitada ao ritual, incapaz de transcender ao verdadeiro encontro com Jesus. Por favor, estude um pouco mais sobre liturgia, Igreja, povos, etc, para não escrever tantas bobagens.

    Recomendo também uma boa confissão, pois suas palavras são uma heresia contras o Espírito Santo que, presente juventude, faz da Pastoral da Juventude a maior organização juvenil do Brasil.

    Paz e Bem!

    Gelinton Batista
    Assessor de Comunicação da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá

    ResponderExcluir
  4. Gelinton Batista,

    O que você chama de Broa e Suco?

    ResponderExcluir
  5. Junior, faça esta pergunta ao Leonardo Campos, membro deste site, que relacionou o assunto ao comentar o seu texto. É ele quem precisa esclarecer a questão.

    Eu não tenho dúvidas do que é broa e suco, assim como tb sei quais elementos estavam presentes no momento celebrativo citado pelo Leonardo.

    Já que vcs se dispõem a anunciar neste espaço o que chamam de verdade, que tenham responsabilidade para não escrever bobagens, pensamentos e idéias baseados em experiências e conhecimentos subjetivos e limitados sobre a Igreja.

    Paz e Bem irmão!

    att,
    Gelinton Batista

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha!!!
    Legal mesmo, ser católico mesmo, é causar intriga dentro da Igreja, não é verdade???
    "Só o meu movimento é correto, só o meu movimento é católico", não é verdade??? Muito bem...Dizer que PJ é SINÔNIMO de marxismo e TL, isso é conhecer a PJ!!!
    Quanta ignorância sobre uma pastoral, sobre a juventude católica!!! Graças a Deus nossa Igreja é rica em espiritualidades, movimentos, nos quais os jovens têm várias oportunidades de se aproximarem do Cristo, que vive na Eucaristia. Não gosta de tal movimento, há outros! Faço parte da PJ, mas respeito e muito, por exemplo, a RCC...Não digo que são os "protestantes católicos", e nunca o farei, porque respeito, e não conheço profundamente. Os "ortodoxos", pjoteiros ou de outro movimento jovem, são ridículos, em igual medida...Que prato cheio aos nossos irmãos protestantes proporcionamos com discussões que não engrandecem em nada a nossa fé.
    Que tal usar o espaço do Apostolado Shemá para evangelizar, e não para atacar um movimento irmão da Igreja??? Boa idéia???
    Vivo a PJ, criticando quando necessário, porque acredito que seja o movimento que melhor me coloca na realidade; sim, vou ao shopping, pratico esportes, estudo, e a Igreja faz parte também do meu dia-a-dia, não está separada; e é no meu dia-a-dia que vivo Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana, a Pastoral da Juventude, entre outras coisas, e nem por isso estou me "secularizando", ficando banal, ou considerando assim a doutrina sagrada da Igreja.
    Ademais, comprometer-se com os pobres é comprometer-se com a catequese, com os sacramentos etc.. Não há fé sem obras...
    Agora, querer dizer que uma Pastoral gigante, o maior movimento jovem dentro da Santa Mãe, está se distanciando do Cristo...Quem se distancia mais: a Pastoral, perto dos pobres (o que não significa de modo algum divisão de classes), ou o blog, atacando irmãos???
    "O outro é a medida do meu catolicismo"...Eu sou o que vejo...Gostei!

    Senhor, escutai a nossa prece de harmonia.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  7. Gelinton Batista

    Não estamos aqui para criticar a PJ, mas o quadro herege que ela se encontra é inadimissível. APJ não evangeliza ngm sendo TL.

    ResponderExcluir
  8. Xará,

    Espre sua resposta no próximo texto, que vai ser postado hoje:

    ResponderExcluir
  9. Prezado Junior Pereira, as coisas que vc escreve são tão frágeis que até mesmo suas respostas são contraditórias.

    Em seu perfiu no blogspot olha só o que vc usa como citação: “O Espírito Santo age na Igreja de forma unânime, portanto a Igreja reconhece toda e qualquer iniciativa vinda da inspiração do Espírito Santo, sejam elas vindas de quaisquer das diversas partes da hierarquia.”, do Papa João Paulo II, em sua última vinda ao Brasil em 1997.

    Agora vc vem afirmar que a PJ não evangeliza! Que Deus tenha misericórdia, muita misericórdia de quem pensa este tipo de heresia.

    Eu, assim como milhares de jovens neste país, sou um testemunho de filho de Deus evangelizado por meio da ação do Espírito Santo na Pastoral da Juventude.

    Bom... mas nem sei se tenho o direito de trocar mensagens com vc, afinal como sou da Pastoral da Juventude vc deve estar me jugando um herege... um comunista, um boffista, ou sei lá mais o q...

    Indiferente ao que vc acha ou deixa de achar, saiba que tenho muito orgulho e gratidão a essa Pastoral com que vc tanto se incomoda. Continuarei meu trabalho em comunhão com a Igreja e rezando por vcs que, ao que nos parece, ainda não aprenderam o básico da nossa religião.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  10. Não acredito!!!
    Você vai postar um texto de evangelização, sem atacar irmãos???!!! Estou louco para ver a sua capacidade quanto a isso, porque até agora...E assim será dada a minha resposta, se Deus quiser, e ficarei feliz...
    PJ herege...E com o apoio da CNBB...E o homem não foi à lua...E o Google controla nossas vidas, nos vigiando com câmeras escondidas, pasmem!!! Será que a PJ não são jovens "Illuminati" infiltrados, que na verdade querem o fim do mundo?! Pára!
    PJ NÃO É TL meu irmão. Você não, repito, NÃO, conhece a PJ, assim como eu não conheço a RCC profundamente. Então faça como eu (não que eu seja exemplo, de maneira alguma): procure conhecer, ou não fale sobre. Simples assim (como no comercial da operadora "OI")!

    Quanto à resposta, que é só por amor ao debate, fico esperando que seja como falei acima, ou este blog entrará para o ilustre rol dos anticatólicos e anticristãos (por motivo de contrariar uma das bem-aventuranças, sabemos qual)...

    Senhor, escutai nossa prece de harmonia!

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  11. Júnior, xará.

    PJ não é TL? Muito bem, e por que então eu consigo achar esta afirmativa em sites da PJ? Cara, aprenda a ser honesto intelectualmente, comece a assumir que a PJ é TL, se a sua não é, dê graças a Deus por isto.

    ResponderExcluir
  12. Ai ai... Coitados de vocês que acham que Jesus se fez hóstia e vinho... Quem disse que não pode ser broa e suco de uva!

    Cara, vocês tem que rezar muito, pois acho que é isso que falta a vocês!!!

    Inventam um blog para atacar sua própria Igreja, ou daqui a pouco vão dizer que nós não somos católicos!!!

    E estão com a unção do Espírito? E vivem conforme o Papa diz?

    Viva sua vida! Nós, da PJ, não andamos atacando os outros. Só estamos aqui nesse espaço nos defendendo.

    Abraços, e vou rezar pela conversão de vocês!!!

    ResponderExcluir
  13. Honesto intelectualmente...Não sei se você sabe o que é isso.

    Honestidade intelectual é escrever sobre o que se conhece, meu caro, isso sim é honestidade intelectual. Outra coisa que faz parte da honestidade intelectual é citar as fontes, sem jogar dados ao vento, coisa que não estou vendo por aqui. Se "eu consigo achar...", então escreve onde está esta frase exata, em que site, em que sonho seu. Dizer que setor da PJ apóia a TL é uma coisa, mas generalizar até o ponto de açodadamente sinonimizar é outra muito mais grave.
    Como eu já disse e volto a insistir: estude sobre um tema do tamanho desse (não levará menos que anos), ou permaneça calado em sua ignorância.
    Parte da Igreja (padres e bispos inclusive) apóia o fim do celibato, e nem por isso são hereges; apenas colocam o tema em discussão. Entendeu ou quer que eu desenhe?
    Imagina se eu considerasse você como sinônimo do seu movimento, o que eu não acharia dele...Ou dos vocacionados...Ou da juventude católica...Ou dos católicos...Ou dos seres humanos...

    Tudo bem, agora vamos ver o quanto seu intelecto é superior assim (ai que medo!!!): mostre-me as fontes; onde diz, com propriedade para tanto, que a PJ, a nível nacional, é a TL?

    Senhor, escutai nossa prece de harmonia.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  14. Ridiculo esse blog, esperam q vc ñ acendam fogueiras para queimar que pensa diferentes de vc, ou a humanidade seria extinta. Era so o que faltava um bando de mlks se achando os donos da verdade. Vão ajudar o pobres amar os irmão em vez de ficar pregando o odio, vão saber o q e ser Cristão.

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM