ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Igreja Católica - Infalivel e Santa.

Por Nilson Pereira dos Santos Júnior

Em tempos de relativismo religioso, onde cada vez mais a doutrina da Igreja é desprezada e ignorada, torna-se um desafio pregar a doutrina de Cristo e de sua Igreja. Mas isto não deve nos amedrontar, pois a verdade nunca perecerá.

A Igreja e o Cristo.

"Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade!" (1Tm 2,4)

Para o Apóstolo Paulo chegar à salvação é o mesmo que "chegar ao conhecimento da verdade". É essa verdade (a sã Doutrina) que Jesus confiou aos apóstolos, e lhes incumbiu de ensinar a todas as nações, que leva a salvação.

Antes de voltar ao Céu, na Ascensão, Jesus disse aos Apóstolos (à Igreja):

"Toda autoridade me dada no céu e na terra. Ide pois, e ensinai a todas as nações... Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi"(

Mt 28,20).

Jesus envia a Igreja, a "ensinar a todas as nações" a Sua doutrina. Deus ainda nos Deu a graça para que esta missão seja cumprida: "Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo"(Mt 28,20).

Jesus está no seio de sua Igreja! Dizer que a Igreja desvirtuou o caminho da salvação é dizer acima de tudo que Jesus abandonou a sua Igreja, que Ele não cumpriu a sua promessa. Mas isto jamais, Jesus é fiel a sua Igreja, pois a ama: "Cristo amou a Igreja e se entregou por ela" (Ef 5,25).

Voltando ao Apóstolo Paulo, ele diz ao seu discípulo fiel

:

"A Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade".(2Tm 2,4).

Dizer isto é o mesmo de dizer que sem a Igreja a verdade se esfacela, e junto com a verdade se esfacela os ensinamentos de Cristo. É o mesmo que dizer que a Igreja é infalível, através de seu Magistério.

"Quando,pelo Magistério supremo, a Igreja propõe alguma coisa a crer como sendo revelada por Deus, e como ensinamento de Cristo, é preciso aderir na obediência da Fé a tais definições. Esta tem a mesma extensão da revelação Divina".(Lg 25)

S. Clemente de Alexandria (†215), mártir:

"Assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também sua intenção é a salvação dos homens, e se chama Igreja" (Paed, 1,6

Por isso é possível afirmar : Não existe portanto ninguém, e nenhuma outra instituição, fora da Igreja Católica, que detenha a verdade Infalível, em matéria de Fé e Moral.

Todas estas passagens mostram a importância da verdade, a qual vivida, liberta de todo mal e salva. É essa verdade que Jesus garantiu a Igreja ensinar até o fim do mundo sem erro. E o nosso Catecismo afirma com todas as letras:

851. O motivo da missão. É ao amor de Deus por todos os homens que, desde sempre, a Igreja vai buscar a obrigação e o vigor do seu ardor missionário: «Porque o amor de Cristo nos impele...» (2 Cor 5, 14) (348). Com efeito, «Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade» (1 Tm 2, 4). Deus quer a salvação de todos, mediante o conhecimento da verdade. A salvação está na verdade. Os que obedecem à moção do Espírito da verdade estão já no caminho da salvação. Mas a Igreja, à qual a mesma verdade foi confiada, deve ir ao encontro dos que a procuram para lha levar. É por acreditar no desígnio universal da salvação que a Igreja deve ser missionária.

São Cipriano (†258) – Bispo de Cartago:

"A Esposa de Cristo não pode adulterar, é fiel e casta. Aquele que se separa dela saiba que se junta com uma adúltera, e que as promessas da Igreja já não o alcança. Aquele que abandona a Igreja não espere que Jesus Cristo o recompense, é um estranho, um proscrito, um inimigo. Não pode ter Deus por Pai no céu quem não tem a Igreja por mãe na terra".

Na noite memorável em que Jesus proferia suas mais importantes promessas, para em seguida sofrer, por amor a ela, a sua dolorosa Paixão, Jesus disse aos seus Apóstolos:

"Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Advogado, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos À TODAS AS COISAS, e vos recordará TUDO o que vos tenho dito." (Jo 14, 25-26)

Que garantia maior de infalibilidade Jesus poderia ter dado a Igreja do essa Promessa de que o Espírito Santo "ensinar-vos à todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos prescrevi" ?

A Igreja é infalível por ser uma intituição divina e mesmo os pecados dos teus filhos não lhe tiram da condição de Sacramento Universal da humanidade:

"A Igreja é santa, mesmo tendo pecadores em seu seio, pois não possui outra vida senão a da graça: é vivendo de sua vida que seus membros se santificam; é subtraindo-se à vida dela que caem nos pecados e nas desordens que impedem a irradiação da santidade dela. É por isso que ela sofre e faz penitência por essas faltas, das quais tem o poder de curar seus filhos, pelo sangue de Cristo e pelo dom do Espírito Santo."

(SPF 19 / CIC §827).

O apóstolo Paulo já previa os tempos atuais:

"Porque virá tempos em que os

homens já não suportarão a sã doutrina da Salvação. E apartarão para si falsas doutrinas de falsos profetas.(2Tm 4,3)"

"Mesmo dentre vós surgirão de surgir homens

que professarão doutrinas perversas.(At 20,30)"

"Não há dois evangelhos: Há pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem derrubar o Evangelho de Cristo. Se alguem – um ser humano ou um anjo baixado do Céu- lhes apresentarem um Evangelho diferente do que vós conheceis que seja ele ignorado, e se vos apresentarem uma doutrina diferente da que vós conheceis que seja tida como maldita!" (Gl 1 7-10)

Assim como há um só Deus há uma só fé e um só batismo.( Ef 4,5)


Não se pode receber de si mesmo a autoridade de anunciar a Cristo:
CIC 875:
"Ninguem pode dar a si mesmo o mandato de anunciar o Evangelho. O enviado do Senhor fala e age não por autoridade própria, mas em virtude da autoridade de Cristo!"

Como Então a Igreja poderia se enganar? Para aceitar o Protestantismo, que negou "Quinze Séculos" de caminhada da Igreja, guiada dia a dia pelo Espírito Santo, a Igreja teria de reconhecer em Cristo a mentira!

O bom Católico, o Católico fiel e convicto, não pode duvidar de nada que a Santa Igreja Católica ensina. São maus filhos da Igreja aqueles que discordam dos seus ensinamentos oficiais. Discordar da Igreja nesses pontos é o mesmo que Discordar do próprio Cristo.

32 comentários:

  1. Não sou da religião católica, mas concordo plenamente com os princípios da Bíblia. Se cada um de nós aplicássemos de forma sábia e constante, estaríamos vivendo um mundo bem melhor, mas infelizmente nem todos agem assim.
    Parabéns pelo blog ;)

    Meu site:
    ------------------------------------
    http://justmyworld-s2.blogspot.com/
    ------------------------------------
    Espero sua visita lá ;*

    ResponderExcluir
  2. "A Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade".(2Tm 2,4). Adooro


    visite o meu também.
    www.atossicando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Òtimo post Junior!

    Fora da Igreja Católica não há salvação!

    PAX•ET•BONVS

    ResponderExcluir
  4. Post interessante, apesar de complexo.

    Rogerio Martins -
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. muito bom se todos seguissem os ensinamentos de cristo!

    ResponderExcluir
  6. ótimo trabalho! O post ta muito bom e interessante...

    http://onoticia.blogspot

    ResponderExcluir
  7. Sou ateu, mais acredito que se a pessoa não tiver em que confiar, ela está sozinha no mundo e não terá força pra seguir adiante.

    ResponderExcluir
  8. o texto ta bom , eu sou um catolico nao praticante e nao prefiro comenta sobre esse assunto de religiao to virando kuase um ateu ja^^

    ResponderExcluir
  9. Olá Junior! Como prometi estou aqui. Lembra de mim?

    Se eu for levar em conta o que está escrito no último parágrafo,então eu não sou uma fiel convicta aos preceitos da Igreja Católica,apesar de ser católica. Pois o Deus que eu acredito me ensinou a questionar e duvidar de muita coisa,e isso fale para a minha Igreja também.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  10. sou catolico mas não gosto de igraja
    acredito que minha fé não depende de ir a casa de cristo ..

    ResponderExcluir
  11. Júnior

    .
    Obrigado, que este texto seja bem aproveitado na catequese do seu grupo.

    ;D

    ResponderExcluir
  12. Astréia, olá.

    Lembro sim de você.

    Questionar no sentido de conhecer a razão para tal doutrina da Igreja, todo Católico deve fazer.

    Mas não devemos discordar da Igreja. Podemos desobedecer, mas não discordar.

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. legal o trablho de vocês x)
    parabéns pelo blog :*

    ResponderExcluir
  14. Prefiro não comentar. Tenho um lado independente de religiões.

    ResponderExcluir
  15. ola, post informativo... legal...
    não sou cristã, mas respeito toda e qualquer religião!
    http://nadatudotudonada.blogspot.com/
    até mais!

    ResponderExcluir
  16. leeegal o blog!!!! gosteei muitoo da corr,especialmentee!! beijoss

    se puder passe no meu

    www.ameninax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Jesus é tudo na minha vida,creio que na sua também!!!! beijoss

    www.ameninax.blogspot.com

    comentaaado,n dou calote! kkkk

    ResponderExcluir
  18. Menina X

    Obrigado por comentar várias vezes hj.

    Quem não tem Jeus em sua vida, não tem vida.

    ResponderExcluir
  19. Sou católica, mas não praticante, confio em Deus e o Divino Espírito Santo
    Abraços
    comentado sem calote

    ResponderExcluir
  20. Sou católico , e acredito que nem um individuo que conheça o verdeiro amor(deus) escolheria o mal , mais é preciso conhecer de verdade e não só ficar pedindo nas horas dificeis ou usá-lo para julgar os outro pelo contrario o amor é renuncia...

    ResponderExcluir
  21. Cara eu sou do conceito que religião não salva ninguém, tenho minha fé, minha doutrina, estou contente com ela. O que acho importantes são as acões humanase creio que existe algo maior que tudo isso, q para mim é Deus.

    ResponderExcluir
  22. Rafael, muito mais do que simples ações humanas, está a verdadeira adoração prestada a Deus! Isso é o mais importante.

    ResponderExcluir
  23. Lúcia,

    Se não pratica a sua fé, como podes ter ainda fé? Se tem fé, por que não pratica?

    ResponderExcluir
  24. R~

    Obrigado por comentar várias vezes nesse texto. Fico feliz em saber que cativamos uma leitora tão assídua como vc.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  25. O mundo de cada um

    Mas é justamente nesse ponto que o texto critica. A doutrina da Igreja é a que devemos seguir, pois se não seremos cegos, guiando cegos.

    ResponderExcluir
  26. Shalom, A Paz do Senhor!
    Gostaria de divulgar e pedir que divulgassem nosso Site de evangelização
    e nosso Podcast de Notícias e Formações da Igreja!
    Acessem: www.missaocefas.org
    = Nosso site com atualizações diárias para vida espiritual;
    Acessem também nosso podcast onde vocês podem ouvir e baixar notícias e formações da Igreja:
    http://cefas.mypodcast.com/index.html
    = Passem lá e deixem seus recados! Deus os abençoe! Parabéns pelo seu Blog!

    Alessandro Silva
    Missão CEFAS

    ResponderExcluir
  27. "Sacramento Universal da humanidade"

    Explique melhor.

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM