ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Igreja Católica - Infalivel e Santa.

Por Nilson Pereira dos Santos Júnior

Em tempos de relativismo religioso, onde cada vez mais a doutrina da Igreja é desprezada e ignorada, torna-se um desafio pregar a doutrina de Cristo e de sua Igreja. Mas isto não deve nos amedrontar, pois a verdade nunca perecerá.

A Igreja e o Cristo.

"Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade!" (1Tm 2,4)

Para o Apóstolo Paulo chegar à salvação é o mesmo que "chegar ao conhecimento da verdade". É essa verdade (a sã Doutrina) que Jesus confiou aos apóstolos, e lhes incumbiu de ensinar a todas as nações, que leva a salvação.

Antes de voltar ao Céu, na Ascensão, Jesus disse aos Apóstolos (à Igreja):

"Toda autoridade me dada no céu e na terra. Ide pois, e ensinai a todas as nações... Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi"(

Mt 28,20).

Jesus envia a Igreja, a "ensinar a todas as nações" a Sua doutrina. Deus ainda nos Deu a graça para que esta missão seja cumprida: "Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo"(Mt 28,20).

Jesus está no seio de sua Igreja! Dizer que a Igreja desvirtuou o caminho da salvação é dizer acima de tudo que Jesus abandonou a sua Igreja, que Ele não cumpriu a sua promessa. Mas isto jamais, Jesus é fiel a sua Igreja, pois a ama: "Cristo amou a Igreja e se entregou por ela" (Ef 5,25).

Voltando ao Apóstolo Paulo, ele diz ao seu discípulo fiel

:

"A Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade".(2Tm 2,4).

Dizer isto é o mesmo de dizer que sem a Igreja a verdade se esfacela, e junto com a verdade se esfacela os ensinamentos de Cristo. É o mesmo que dizer que a Igreja é infalível, através de seu Magistério.

"Quando,pelo Magistério supremo, a Igreja propõe alguma coisa a crer como sendo revelada por Deus, e como ensinamento de Cristo, é preciso aderir na obediência da Fé a tais definições. Esta tem a mesma extensão da revelação Divina".(Lg 25)

S. Clemente de Alexandria (†215), mártir:

"Assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também sua intenção é a salvação dos homens, e se chama Igreja" (Paed, 1,6

Por isso é possível afirmar : Não existe portanto ninguém, e nenhuma outra instituição, fora da Igreja Católica, que detenha a verdade Infalível, em matéria de Fé e Moral.

Todas estas passagens mostram a importância da verdade, a qual vivida, liberta de todo mal e salva. É essa verdade que Jesus garantiu a Igreja ensinar até o fim do mundo sem erro. E o nosso Catecismo afirma com todas as letras:

851. O motivo da missão. É ao amor de Deus por todos os homens que, desde sempre, a Igreja vai buscar a obrigação e o vigor do seu ardor missionário: «Porque o amor de Cristo nos impele...» (2 Cor 5, 14) (348). Com efeito, «Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade» (1 Tm 2, 4). Deus quer a salvação de todos, mediante o conhecimento da verdade. A salvação está na verdade. Os que obedecem à moção do Espírito da verdade estão já no caminho da salvação. Mas a Igreja, à qual a mesma verdade foi confiada, deve ir ao encontro dos que a procuram para lha levar. É por acreditar no desígnio universal da salvação que a Igreja deve ser missionária.

São Cipriano (†258) – Bispo de Cartago:

"A Esposa de Cristo não pode adulterar, é fiel e casta. Aquele que se separa dela saiba que se junta com uma adúltera, e que as promessas da Igreja já não o alcança. Aquele que abandona a Igreja não espere que Jesus Cristo o recompense, é um estranho, um proscrito, um inimigo. Não pode ter Deus por Pai no céu quem não tem a Igreja por mãe na terra".

Na noite memorável em que Jesus proferia suas mais importantes promessas, para em seguida sofrer, por amor a ela, a sua dolorosa Paixão, Jesus disse aos seus Apóstolos:

"Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Advogado, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos À TODAS AS COISAS, e vos recordará TUDO o que vos tenho dito." (Jo 14, 25-26)

Que garantia maior de infalibilidade Jesus poderia ter dado a Igreja do essa Promessa de que o Espírito Santo "ensinar-vos à todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos prescrevi" ?

A Igreja é infalível por ser uma intituição divina e mesmo os pecados dos teus filhos não lhe tiram da condição de Sacramento Universal da humanidade:

"A Igreja é santa, mesmo tendo pecadores em seu seio, pois não possui outra vida senão a da graça: é vivendo de sua vida que seus membros se santificam; é subtraindo-se à vida dela que caem nos pecados e nas desordens que impedem a irradiação da santidade dela. É por isso que ela sofre e faz penitência por essas faltas, das quais tem o poder de curar seus filhos, pelo sangue de Cristo e pelo dom do Espírito Santo."

(SPF 19 / CIC §827).

O apóstolo Paulo já previa os tempos atuais:

"Porque virá tempos em que os

homens já não suportarão a sã doutrina da Salvação. E apartarão para si falsas doutrinas de falsos profetas.(2Tm 4,3)"

"Mesmo dentre vós surgirão de surgir homens

que professarão doutrinas perversas.(At 20,30)"

"Não há dois evangelhos: Há pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem derrubar o Evangelho de Cristo. Se alguem – um ser humano ou um anjo baixado do Céu- lhes apresentarem um Evangelho diferente do que vós conheceis que seja ele ignorado, e se vos apresentarem uma doutrina diferente da que vós conheceis que seja tida como maldita!" (Gl 1 7-10)

Assim como há um só Deus há uma só fé e um só batismo.( Ef 4,5)


Não se pode receber de si mesmo a autoridade de anunciar a Cristo:
CIC 875:
"Ninguem pode dar a si mesmo o mandato de anunciar o Evangelho. O enviado do Senhor fala e age não por autoridade própria, mas em virtude da autoridade de Cristo!"

Como Então a Igreja poderia se enganar? Para aceitar o Protestantismo, que negou "Quinze Séculos" de caminhada da Igreja, guiada dia a dia pelo Espírito Santo, a Igreja teria de reconhecer em Cristo a mentira!

O bom Católico, o Católico fiel e convicto, não pode duvidar de nada que a Santa Igreja Católica ensina. São maus filhos da Igreja aqueles que discordam dos seus ensinamentos oficiais. Discordar da Igreja nesses pontos é o mesmo que Discordar do próprio Cristo.

32 comentários:

  1. Não sou da religião católica, mas concordo plenamente com os princípios da Bíblia. Se cada um de nós aplicássemos de forma sábia e constante, estaríamos vivendo um mundo bem melhor, mas infelizmente nem todos agem assim.
    Parabéns pelo blog ;)

    Meu site:
    ------------------------------------
    http://justmyworld-s2.blogspot.com/
    ------------------------------------
    Espero sua visita lá ;*

    ResponderExcluir
  2. "A Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade".(2Tm 2,4). Adooro


    visite o meu também.
    www.atossicando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Òtimo post Junior!

    Fora da Igreja Católica não há salvação!

    PAX•ET•BONVS

    ResponderExcluir
  4. muito bom se todos seguissem os ensinamentos de cristo!

    ResponderExcluir
  5. ótimo trabalho! O post ta muito bom e interessante...

    http://onoticia.blogspot

    ResponderExcluir
  6. Sou ateu, mais acredito que se a pessoa não tiver em que confiar, ela está sozinha no mundo e não terá força pra seguir adiante.

    ResponderExcluir
  7. o texto ta bom , eu sou um catolico nao praticante e nao prefiro comenta sobre esse assunto de religiao to virando kuase um ateu ja^^

    ResponderExcluir
  8. Olá Junior! Como prometi estou aqui. Lembra de mim?

    Se eu for levar em conta o que está escrito no último parágrafo,então eu não sou uma fiel convicta aos preceitos da Igreja Católica,apesar de ser católica. Pois o Deus que eu acredito me ensinou a questionar e duvidar de muita coisa,e isso fale para a minha Igreja também.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  9. sou catolico mas não gosto de igraja
    acredito que minha fé não depende de ir a casa de cristo ..

    ResponderExcluir
  10. Júnior

    .
    Obrigado, que este texto seja bem aproveitado na catequese do seu grupo.

    ;D

    ResponderExcluir
  11. Astréia, olá.

    Lembro sim de você.

    Questionar no sentido de conhecer a razão para tal doutrina da Igreja, todo Católico deve fazer.

    Mas não devemos discordar da Igreja. Podemos desobedecer, mas não discordar.

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. legal o trablho de vocês x)
    parabéns pelo blog :*

    ResponderExcluir
  13. Prefiro não comentar. Tenho um lado independente de religiões.

    ResponderExcluir
  14. ola, post informativo... legal...
    não sou cristã, mas respeito toda e qualquer religião!
    http://nadatudotudonada.blogspot.com/
    até mais!

    ResponderExcluir
  15. leeegal o blog!!!! gosteei muitoo da corr,especialmentee!! beijoss

    se puder passe no meu

    www.ameninax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Jesus é tudo na minha vida,creio que na sua também!!!! beijoss

    www.ameninax.blogspot.com

    comentaaado,n dou calote! kkkk

    ResponderExcluir
  17. Menina X

    Obrigado por comentar várias vezes hj.

    Quem não tem Jeus em sua vida, não tem vida.

    ResponderExcluir
  18. Sou católica, mas não praticante, confio em Deus e o Divino Espírito Santo
    Abraços
    comentado sem calote

    ResponderExcluir
  19. Sou católico , e acredito que nem um individuo que conheça o verdeiro amor(deus) escolheria o mal , mais é preciso conhecer de verdade e não só ficar pedindo nas horas dificeis ou usá-lo para julgar os outro pelo contrario o amor é renuncia...

    ResponderExcluir
  20. Cara eu sou do conceito que religião não salva ninguém, tenho minha fé, minha doutrina, estou contente com ela. O que acho importantes são as acões humanase creio que existe algo maior que tudo isso, q para mim é Deus.

    ResponderExcluir
  21. Rafael, muito mais do que simples ações humanas, está a verdadeira adoração prestada a Deus! Isso é o mais importante.

    ResponderExcluir
  22. Lúcia,

    Se não pratica a sua fé, como podes ter ainda fé? Se tem fé, por que não pratica?

    ResponderExcluir
  23. R~

    Obrigado por comentar várias vezes nesse texto. Fico feliz em saber que cativamos uma leitora tão assídua como vc.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  24. O mundo de cada um

    Mas é justamente nesse ponto que o texto critica. A doutrina da Igreja é a que devemos seguir, pois se não seremos cegos, guiando cegos.

    ResponderExcluir
  25. Shalom, A Paz do Senhor!
    Gostaria de divulgar e pedir que divulgassem nosso Site de evangelização
    e nosso Podcast de Notícias e Formações da Igreja!
    Acessem: www.missaocefas.org
    = Nosso site com atualizações diárias para vida espiritual;
    Acessem também nosso podcast onde vocês podem ouvir e baixar notícias e formações da Igreja:
    http://cefas.mypodcast.com/index.html
    = Passem lá e deixem seus recados! Deus os abençoe! Parabéns pelo seu Blog!

    Alessandro Silva
    Missão CEFAS

    ResponderExcluir
  26. "Sacramento Universal da humanidade"

    Explique melhor.

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM