ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 31 de julho de 2009

A INQUISIÇÃO PROTESTANTE - PARTE FINAL

Frankfurt, também na Alemanha, emitiu uma lei semelhante e a total suspensão do culto católico foi estendida a todos os estados alemães (e depois se tacha a Igreja Católica de intransigente!).



- Em 1530, em seus "Comentários ao Salmo 80", Lutero aconselhava aos governantes que aplicassem a pena de morte a todos os hereges.


- No distrito de Thorgau (Suiça), um missionário zwingliano, liderando um bando protestante, saqueou, massacrou e destruiu o mosteiro local, inclusive a sua biblioteca e o acervo artístico-cultural.



- Erasmo [de Roterdan] ficou aterrorizado ao ver fiéis piedosos excitados por seus pregadores protestantes: "[Eles] saem da igreja como possessos [do demônio], com a ira e a raiva pintadas no rosto, como guerreiros animados por um general".



O mesmo Erasmo comenta em uma carta que escreveu para Pirkheimer: "Os ferreiros e operários arrancaram as pinturas das igrejas e lançaram insultos contra as imagens dos santos e até mesmo contra o crucifixo (...) Não restou nenhuma imagem nas igrejas nem nos mosteiros (...) Tudo o que podia ser queimado foi lançado ao fogo e o restante foi reduzido a cacos. Nada se salvou".



Assim, o Protestantismo destruiu parte do patrimônio cultural europeu, que era protegido e aumentado pelos monges e fiéis católicos.



- Na Zurique protestante, foi ordenada a retirada de todas as imagens religiosas, relíquias e enfeites das igrejas; até mesmo os órgãos foram supressos. A catedral ficou vazia como continua até hoje. Os católicos foram proibidos de ocupar cargos públicos; a assistência à Missa era castigada com uma multa na primeira vez e com penas mais severas nas reincidências.


- Em Leifein, no dia 4 de abril de 1525, 3.000 camponeses liderados por um ex-sacerdote [católico] tomaram a cidade, saquearam a igreja, assassinaram os católicos e realizaram sacrilégios sobre o altar, profanando os sacramentos de uma forma inenarrável.

- Um fato que pareceria nunca ter ocorrido - se não tivesse sido tão bem documentado - foi o "Saque de Roma". Até mesmo muitos católicos não sabem que tal fato aconteceu. O que foi o Saque de Roma? O Saque de Roma foi um dos episódios mais sangrentos do Renascimento. No dia 6 de maio de 1527, os membros das legiões luteranas do exército imperial de Carlos V promoveram um levante e tomaram de assalto a cidade de Roma. Cerca de 18.000 lansquenetes foram lançadas durante semanas contra a pior das repressões, ocasionando um rio de sangue costumeiramente "esquecido" pelos historiadores, que não lhe prestam a devida atenção.

Um texto veneziano [contemporâneo] afirma sobre este saque que: "o inferno não é nada quando comparado com a visão da Roma atual". Os soldados luteranos nomearam Lutero "papa de Roma"
. Eis mais alguns fatos [desse episódio] que a história de alguns "eruditos" se omite covardemente:

- Todos os doentes do Hospital do Espírito Santo foram massacrados em seus leitos.

- Dos 55.000 habitantes de Roma, sobreviveram apenas 19.000.
- O resgate foi da ordem de 10 milhões de ducados (uma soma astronômica naquela época).
- Os palácios foram destruídos por tiros de canhões com os seus habitantes dentro.
- Os crânios dos Apóstolos São João e Santo André serviram para os jogos [esportivos] das tropas.
- O rio [Tibre] carregou centenas de cadáveres de religiosas, leigas e crianças violentadas (muitas com lanças incrustadas em seu sexo).
- As igrejas, inclusive a Basílica de São Pedro, foram convertidas em estábulos e missas profanas com prostitutas divertiam a soldadesca.
- Gregóribo afirma a respeito: "Alguns soldados embriagados colocaram ornamentos sacerdotais em um asno e obrigaram a um sacerdote a conferir-lhe a comunhão. O pobre sacerdote engoliu a forma e seus algozes o mataram mediante terríveis tormentos".
- Conta o Pe. Mexia: "Depois disso, sem diferenciar o sagrado e o profano, toda a cidade foi roubada e saqueada, inexistindo qualquer casa ou templo que não foi roubado ou algum homem que não foi preso e solto apenas após o resgate".
- Erasmo de Roterdan escreve sobre este episódio: "Roma não era apenas a fortaleza da religião cristã, a sustentadora dos espíritos nobres e o mais sereno refúgio das musas; era também a mãe de todos os povos. Isto porque, para muitos, Roma era a mais querida, a mais doce, a mais benfeitora do que até seus próprios países. Na verdade, o saque de Roma não foi apenas a queda desta cidade, mas também de todo o mundo".

37 comentários:

  1. Mto interessante o seu blog!
    eu sou cristã protestante,eu axo ke o católico aguiu errado ao botar mais livros na biblia, já ke tem um versiculo ke fala para naum rasurar e nem bota um ão ás escrituras!

    ResponderExcluir
  2. DESTRUIU...A IGREJA SEMPRE ATRAPALHOU..DURANTE TODA A HISTÓRIA..PODE CONFERIR...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog! Sempre com texto interessantes!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, enfim eu achava errado os católicos terem acrescentado alguns livros na Biblía. Só que depois conversando com um professora, ela me explicou melhor e hj acho melhor não comentar sobre isso, no final nem católico nem evangelicos ganhão ! rss. parabéns pelo blog, espero sua visita!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu blog.. estava ouvindo sobre esse post uns dias atras

    ResponderExcluir
  8. Não vou postar o que eu realmente acho dos católicos protestantes porque o "administrador" vai fazer censura e vai excluir meu comentário.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. M.agic Words

    A mesma questão de sempre sobre a Bíblia...

    Vc tem essa visão por quê te contaram isso, mas sabemso que foi o protestantismo que retirou livros das escrituras.

    ResponderExcluir
  11. irwing

    Nossa, muito bom saber que comentam sobre os nossos textos por ai... ;D

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Thiago, essa ai é o protestantismo. Tomara que não tenha confundido.

    ResponderExcluir
  13. Caraa... Muito bom seu blog; interessante demais! Sou católico e nunca vi as coisas por esse ângulo. Não acho que os erros do passado devem fazer com que os cristãos de hoje sofram, mas esta é uma prova de que as religiões em geral mudam o curso da história para o bem ou para o mal.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Cara, primeiro pra comentar, eu deveria ler os outros posts, por isso não posso me posicionar a respeito do que aconteceu.

    De qualquer modo, parabéns pelo blog.


    Abraços...

    ResponderExcluir
  16. Jeferson, vc pode usar esse link tem a primeira parte: http://www.apostoladoshema.com/2009/07/inquisicao-protestante-parte-i.html

    ResponderExcluir
  17. Guh, fique a vontade, desde que não seja uma ofença, não faremos sensura. Mas comente em outro texto, pois o texto não fala sobre os Católicos, ok?

    ResponderExcluir
  18. mto maneiro o blog cara
    continue assim!


    http://kurubacobaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Muito legal seu blog.
    Os textos, legais, parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o blog, gostei muito de acompanhar a historia da Inquisição Protestante.

    ResponderExcluir
  21. Please I really apologize for this message, but I guess that this link can be useful for you.
    This website offer a service for hack any king of email password, since hotmail, yahoo, aol, and more.
    If you need this or some one you know, tell this link: http://besure.netau.net/

    ResponderExcluir
  22. Eu amo o Salmo 80, leio todos os dias e me acalmo muito.

    ResponderExcluir
  23. É, eu particularmente não gosto muito de protestantes.
    Vejo pela igreja da minha avó, como você decreveu aí em um trecho: "saem da igreja como possessos, com ira e raiva plantados no rosto"
    Já vi casos assim nessas igrejas.
    Mas ..
    Cada um escolhe seu caminho.
    Adoro estudar sobre Roma!

    http://erikaliciousblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Já comentei em outro post, mas repito: muito bom seu blog. Parabéns!

    abraços

    ResponderExcluir
  25. hehehe
    Já tinha vindo aqui algumas vezes!! Bem interessante esse blog!!

    ResponderExcluir
  26. mto bom o blog, me interesso sobre esses assuntos, legal aprender essas coisas!

    http://www.tamobem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. É aquela velha história, todo mundo quer tirar proveito da fé dos outros. Tenho pena dessas pobre almas que tiraram outras almas em prol do "verdadeiro evangelho", só foram usadas pelo maligno assim como a inquisição, assim como a renascer, assim como às vezes, São pedro eu e você.

    ResponderExcluir
  28. Legal o blog... Gostei.

    Temos ium blog tb, conhece?
    www.texticulosdemoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  29. interresnate passa sobre um poco sobre a storia..parabebs;;;

    ResponderExcluir
  30. Interessante, histórias dessas religiões me interessam, assim como qualquer história... ;)

    ResponderExcluir
  31. Bekinhaa

    Você deveria rever suas informações a respeito da bíblia.
    É fato histórico e inquestionavel que Lutero retirou os livros bíblicos, que já eram utilizados pela Igreja a séculos. Inclusive queria retirar também o livro de Thiago, cujo dava o nome de livro de palha, por achar que Thiago não era culto o suficiente para escrever um livro da bíblia (sabemos que a real vontade de Lutero para a retirada deste livro era por conta da passagem em que Thiago fala da fé com obras, colocando em check a teologia da Sola Fides). Lutero só não retirou esse livro por intercessão de seus colaboradores.

    ResponderExcluir
  32. Na inglaterra também foi proibido o culto católico por um tempo e depois proibiram o protestante, sempre devido quem estava com o poder
    fazer parte de determinada religião.
    temos que deixar o preconceito com religiões de lado.

    http://poraodearte.blogspot.com/2009/08/arte-ou-rabisco.html

    ResponderExcluir
  33. "Na verdade, o saque de Roma não foi apenas a queda desta cidade, mas também de todo o mundo."

    Exatamente. O Protestantismo marca o início da descristianização do mundo ocidental.
    Os líderes da Revolta Protestante são inimigos da humanidade.

    ResponderExcluir
  34. Outro texto ruim... já escreveu uma tese pra pós graduação?
    Ou mesmo que seja só um tcc...

    O mesmo comentário do outro, falar que os outros também erram não justifica o que o catolicismo fez!

    ResponderExcluir
  35. so respondendo uma resposta que acho equivocada,a Igreja Católica nao acrescentou nem livro a Biblia tdos os livros quem tem nela sempre foram usados desde o inicio da Igreja.Em 382 No Concilio de Roma foi definido o Canon Biblico com os 73 livros, e confirmados pelos Concilios de Hipona,Cartago,Forença e Trento

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM