ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PAPA NOMEIA NOVO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE


em agradecimento ao email repassado pelo Sr. Jefferson Mousinho do blog Eklesia Katholika

Dom Fernando Saburido é o novo arcebispo de Olinda e Recife

O bispo de Sobral, no Ceará, vai assumir o lugar de Dom José Cardoso Sobrinho; informação já foi confirmada pelo Vaticano nesta quarta-feira, após renúncia de Dom José.

Da Redação do pe360graus.com:

O novo arcebispo de Olinda e Recife será Dom Fernando Saburido. Ele vai assumir o lugar de Dom José Cardoso Sobrinho. A informação já foi confirmada pelo Vaticano. Atualmente, Dom Fernando Saburido é bispo da cidade de Sobral, no Ceará.O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º) pelo papa Bento XVI que aceitou o pedido de renúncia de dom José Cardoso, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos. Dom José completou 76 anos na última terça-feira (30).O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Dom Fernando assume a arquidiocese em 16 de agosto, dia em que ele também chega ao Recife. Por enquanto, o bispo continua em Sobral. Em carta a Dom José Cardoso Sobrinho, o novo arcebispo afirma considerar uma "graça especial a feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no ano do centenário do carismático Dom Hélder Câmara". A posse acontecerá na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Geraldão.Em resposta, Dom José lembrou que Dom Fernando Saburido iniciou a formação sacerdotal na Arquidiocese que agora assume e desejou ao novo arcebispo "fidelidade e perseverança". "Mais intensa e vibrante deve ser agora a exultação do povo de Deus ao acolhê-lo", escreveu.

...........................

Dom Fernando Saburido, sucede aquele que o ordenou bispo, e o mesmo que o indicou para o Papa João Paulo II, para ser seu auxiliar no governo da Arquidiocese de Olinda e Recife. É eleito no entanto um já conhecido do clero e do povo de Olinda e Recife. Muito querido pelo clero e pelo povo, apesar de seguir a linha simpatizante da Teologia de Libertação seguida pelo finado Dom Helder. É sabido pelo clero que Dom Saburido , é de uma linha progressista da Igreja . Apesar de respeitar os que são mais tradicionais e ortodoxos as leis e liturgia romana.

Enquanto esteve como bispo auxiliar , morando na casa ao lado do Seminário de Olinda, servia como conselheiro espiritual de seminaristas de outras dioceses , resolvia alguns problemas emergenciais da curia arquidiocesa e representava o arcebispo em alguns congressos, palestras e crismas. Principalmente na administração do sacramento do Crisma.

Mas é sabido também que Dom saburido era "freado" em algumas decisões na vida pastoral da Arquidiocese, por Dom José Cardoso. Muitos dizem que o bispo auxiliar era uma figura decorativa na hierarquia da AOR, pois o mesmo não detinha muitos poderes ou praticamente não tinha. Na história da Arquidiocese no tempo de Dom José a maioria dos bispos auxiliares não tiveram poderes, serviam mais como ministros do Sacramento da confirmação e representantes enquanto o arcebispo estava de férias ou em viagem.

Os sacerdotes ligados ao finado Dom Helder, estavam rezando e torcendo para a eleição de dom Saburido, conhecido como estremamente tolerante e não muito orodoxo a rigidez canônica romana.

Enquanto que a outra parcela do clero diocesano conservador e mais ligado a ortodoxia litúrgica e canonica , torciam pela nomeação de outro Dom Fernando , o Guimaraes (bispo de Garanhuns)ou até mesmo algum bispo da região sudeste .

Não foi dessa vez que a Arquidiocese de olinda e Recife , vai ter um arcebispo tradicional. Não haverá uma continuidade conservadora na Sé de Olinda e Recife. dom Fernando Saburido, é do tipo que diz "SIM" a todos! e isso agrada e muito!!! Enquanto que Dom José dizia mais "NÃO" ao padres e fiéis , como todo pai sábio diz "não" quando é necessário. Por conta disso dom José , foi visto como: intolerante", "teimoso"e "chato; Por não acatar as vontades de alguns padres e fieis.

Dom Fernando volta a Sé de olinda , para fazer o que não conseguiu enquanto era bispo auxiliar, agora terá todos os poderes de metropolita que não tinha. Seguindo a linha "Dom Helder" , a ala conservadora do clero diocesano (que é maioria) terá de acolher novamente e aceitar(a força) Dom Fernando com seus pensamentos progressistas no governo da Arquidiocese , nesses 13 anos que ´ficará a frente da Arquidiocese de olinda e Recife.

Rezemos que Dom Fernando Saburido, sejá um otimo pastor e administrador nesses seus 13 anos de governo que terá ATÉ renunciar. Lembro nesse momento de uma frase de um padre ao escutar a rejeição de um fiel proximo a ele, na praça São Pedro, na eleição de Paulo VI . O sábio padre retrucou o fiel dizendo: "NÃO IMPORTA QUEM SEJA , ELE É O PAPA!" .

A mesma coisa digo agora : não importa quem seja , ele é o Arcebispo!

E como nosso novo pastor, mesmo não sendo tradicional, devemos respeito (como toda autoridade e ser humano) . Lembrando se ele não se adaptar ao sistema , o sistema terá de adpatar a ele.

Assim seja!

Não vejo com muito espanto a nomeação de dom Fernando, pois o mesmo era muito cotado e é sabido que os bispos da regional 2 CNBB o adoram, isso pesou muito na escolha do novo arcebispo.

Uma nova página na história eclesiástica de Olinda e Recife, tem início agora! Boa ou ruim , alguns já falavam que entrariamos numa idade de Trevas. Mas o que mais importa é Cristo!

Quem estava acustumado em ver o Arcebispo de Olinda e Recife sempre de batina violácea nas ordenações e de batina de bispo nas solenidades , terá saudades de ver tal veste no governo de dom Fernando , pois o mesmo não gosta de usar tais trajes ditos "conservadores". Quem sabe teremos agora nas missas da catedral , atos não litúrgicos como , danças africanas e liturgias da Libertação.


REZEMOS MUITO !!!!

24 comentários:

  1. Desejo sucesso ao novo Arcebispo de Olinda e Recife. Espero que ele seja uma pessoa preocupada em fazer o bem e traga paz à comunidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Desejamos todos que ele seja sempre com a Sé.

    ResponderExcluir
  3. Sucesso ao novo arcebispo. É preciso uma renovação urgente na Igreja, para que se recuperem os fiéis que estão sendo perdidos. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. rezemos para que esses nomeados pelo Santo Papa possam resgatar os valores da Igreja nas áreas onde mais se precisa.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda esperava pela decisão de Roma ser a escolha de D. Fernando Guimarães. Precisamos de Pastores Ortodoxos. A declaração que esse Arcebispo disse agora causou-me medo

    ResponderExcluir
  6. falou tdo ! não sabia d algumas coisas q li ! parabéns !

    ResponderExcluir
  7. CREIO QUE SIM!!
    MAS É MUITO SIMPLÓRIO!

    ResponderExcluir
  8. Não posso comentar favoravelmente em coisas que não acredito, mas posso desejar-lhe boa sorte para com o seu público.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  9. Gostei do blog, muito bem organizado e movimentado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que o urubu de saias deixou o cargo. espero que esse tenha ao menos sanidade na cabeça.

    ResponderExcluir
  11. Que o arcebispo seja fiel ao seu pontificado.

    Sucesso para ele!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. O Grude:

    Mais respeito para com o Arcebispo D. José ele é digno de muito respeito. Homem fiel, Pastor culto, piedoso e ortodoxo. Por favor, mais respeito.

    ResponderExcluir
  13. Astréia

    O bispo possui Episcopado, Pontificado é só para Papas. =D

    ResponderExcluir
  14. Espero que ele possa agregar muito espiritualmente e que consiga ajudar a propagar o bem.

    Contamos com a sua energia

    ResponderExcluir
  15. Muitas Saudades de Dom José. Ele ganhou um fã aqui no RJ.

    ResponderExcluir
  16. Thiago, que renovação é essa que vc tanto fala?

    ResponderExcluir
  17. Jr, parabéns pelo blog e parabéns ao novo Arcebispo de Olinda, Dom Fernando Saburido. Eu, como católico de Belo Horizonte, fico satisfeito de saber que este espaço contempla os mais belos acontecimentos da Igreja. Me lembro a grande festa que fizemos ao receber o nosso atual Arcebispo Emérito de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Realmente, são momentos marcantes como esses que precisam ser lembrados e mais do que nunca registrados. Um abraço!
    Leandro Andrade
    diariodeplantao@blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Parabéns ao novo arcebispo , muito bacana o blog já havia passo em uma outra oportunidade
    seguindo ok?!?
    abrç

    ResponderExcluir
  19. sem querer ser grosso mas pra mim num faz diferença nenhuma, mas bom.... tempo de cargo pra ele num sei como desejar isso

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM