ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Igreja Primitiva parte II

Por Nilson Pereira dos Santos Júnior.

Santo Inácio de Antioquia.

No centro do Coliseu romano, o bispo cristão aguarda ser trucidado pelas feras, enquanto a multidão exulta em gritos de prazer com o espetáculo sangrento que vai começar. Por sua vez, no estádio, cristãos incógnitos, misturados entre os pagãos, esperam, horrorizados, que um milagre salve o religioso. Os leões estão famintos e excitados com o sangue já derramado na arena. O bispo Inácio de Antioquia, sereno, esperava sua hora pronunciando com fervor o nome do Cristo.

Vejam essas passagens fundamentais de Santo Inácio de Antioquia, em sua carta aos Esmirniotas, escrita entre o fim do século I e o início do século II."Segui todos ao bispo, como Jesus Cristo segue ao Pai, e ao PRESBITÉRIO como aos apóstolos; respeitai os DIÁCONOS como à lei de Deus. Sem o bispo, ninguém faça nada do que diz respeito à Igreja. Considerai legítima a EUCARISTIA realizada pelo bispo ou por alguém POR ELE ENCARREGADO. Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que onde está Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA . Sem o bispo não é permitido batizar, nem realizar o ágape. Tudo o que ele aprova, é também agradável a Deus, para que seja legítimo e válido tudo o que se faz."(Carta aos Esmirniotas 8)

Mas sua atuação logo chamou a atenção do imperador Trajano, que decretou sua prisão e ordenou sua morte. Como cristão, deveria ser devorado pelas feras para diversão do povo ávido de sangue. O palco seria o recém-construído Coliseu.

Trecho da Carta aos Romanos de Santo Inácio

"Para nada me serviriam os encantos do mundo, nem os reinos deste século. Para mim, é melhor morrer para Cristo Jesus do que ser rei até os confins da terra. Procuro aquele que morreu por nós; quero aquele que por nós ressuscitou. Meu parto se aproxima. Perdoai-me, irmãos. Não me impeçais de viver, não queirais que eu morra. Não me abandoneis ao mundo, não seduzais com a matéria quem quer pertencer a Deus. Deixai-me receber a luz pura; quando tiver chegado lá, serei homem. Deixai que seja imitador da paixão do meu Deus. Se alguém tem Deus em si mesmo, compreenda o que quero e tenha compaixão de mim, conhecendo aquilo que me oprime.

O príncipe deste mundo quer arrebatar-me e corromper o meu pensamento dirigido para Deus. Que ninguém dos que aí estão presentes o ajude. Antes, colocai-vos do meu lado, isto é, do lado de Deus. Não tenhais Jesus Cristo na boca, desejando, ao mesmo tempo, o mundo. Que a inveja não habite em vosso meio. Mesmo se eu estiver junto de vós e vos implorar, não vos deixeis persuadir. Persuada-vos aquilo que vos escrevo. É vivo que eu vos escrevo, mas com anseio de morrer. Meu desejo terrestre foi crucificado, e não há mais em mim fogo para amar a matéria. Dentro de mim, há uma água viva, que murmura e diz: 'Vem para o Pai'. Não sinto prazer pela comida corruptível, nem me atraem os prazeres desta vida. Desejo o pão de Deus, que é a carne de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, e por bebida desejo o sangue dele, que é o amor incorruptível".

(Parágrafos, 6-7)
b) Santo Irineu.
Segundo a tradição da Igreja recebemos muitos testemunhos dos Santos Padres que vem reforçar a Verdade Santa, Católica e Apostolica, derrubando todas as acusações protestantes e provando de vez que Pedro esteve em Roma e foi seu primeiro bispo:

Santo Ireneu 'CONTRA AS HERESIAS': CAP. I.-OS APOSTOLOS NÃO COMEÇARAM A PREGAR O EVANGELHO... 3. "...no dialeto proprio deles, enquanto Pedro e Paulo estavam pregando em Roma, e estabelecendo as base da Igreja."

Santo Ireneu, CAP. III.-- A REFUTAÇÃO DOS HEREGES, PELO FATO DE QUE, NAS DIVERSAS IGREJAS, SE MANTEVE UMA SUCESSÃO PERPETUA DE BISPOS. 2. "...a muito antiga e universalmente conhecida Igreja fundada e organizada em Roma pelos dois apóstolos mais gloriosos, Pedro e Paulo; como também [assinalando] a fé pregava aos homens, a qual chega a nossos tempos por meio das sucessões dos bispos.

Santo Irineu († 202) "Porque é com esta Igreja (de Roma), em razão de sua mais poderosa autoridade de fundação que deve necessariamente concordar toda a Igreja, isto é, que devem corcordar os fiéis procedentes de qualquer parte, ela na quela sempre em beneficio dos que procedem de toda parte, se conservou a tradição que vem dos Apostolos"(Contra as Heresias)

Tertuliano '”A OBJEÇÃO CONTRA OS HEREGES': CAP.XXXII.--NENHUM DOS HEREGES RECLAMAM PARA SI A SUCESSÃO DOS APOSTOLOS. 8. "...como a igreja de Smirna, na qual estabelece que Policarpo foi colocado ali por João; como também a igreja de Roma, a qual apresenta a Clemente como se havesse sido ordenado de maneira similar por Pedro.
.

1 comentários:

  1. Optimo post sobre a verdade, em http://www.companhiadosfilosofos.blogspot.com/

    Lucetta Scaraffia, “A importância da verdade”

    1. Certamente a característica da missão de Bento XVI é a verdade.

    http://www.companhiadosfilosofos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM