ÚLTIMAS POSTAGENS

sábado, 28 de março de 2009

Profecias e Profetas parte 4

O valor das Profecias

a)Os sacerdotes tratavam de coisas rituais,ou melhor,das orações litúrgicas e cânticos sagrados.
Nos profetas havia vistas mais largas e uma realização da vontade de Deus na vida diária,tanto particular como nacional.
Se disser-mos,em poucas palavras,qual o efeito do ensinamento dos profetas em seu contemporâneos,quer se trate de pessoas ou nações,afirmaremos que a esperança era a fortaleza e consolação dos israelitas,mesmo com um passado pecaminoso e de um presente ameaçado pelo castigo.
Apesar de tudo Deus realizava seu plano de bênçãos e misericórdia.Nenhuma religião que não fosse a judaica podia mostrar princípios de uma consoladora expectativa.
Eis o segredo que explica o grande êxito da religião de Israel.

b)Se as pessoas daquele tempo muito ganharam,ou estiveram na posição de muito ganhar com as obras dos profetas,mais proveito disso devemos tirar.
Estamos preparados para ver bem o efeito de suas doutrinas e predições,e considerar as verdades eternas em que punham sua confiança.
Particular e ceteiramente observamos até certo ponto suas exposições sobre um Personagem,o qual havia de trazer a redenção a Israel.
Mesmo se um profeta não compreendesse totalmente o sentido de suas próprias palavras,esperavam contudo,alguém perfeito,na qualidade de Rei para governar,de Profeta para ensinar e de sacerdote para reconciliar,que havia de ser homem,e mais do que homem,pois seria ele mesmo Deus,e que havia de sofrer até a morte,para contudo,reinar para sempre na glória.

Luciano "Arauto" Bonilha

0 comentários:

Postar um comentário

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM