ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 27 de março de 2009

O MONSENHOR

Monsenhor é um título eclesiástico honorifico conferido aos sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Romana pelo Papa. A palavra tem origem francesa e, em português, pode ser abreviada como Mons.

Apesar de somente o Papa conferir o título de Monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título. Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.

Em alguns países os bispos também são referidos como monsenhor(Monsignore), em contrates a forma tradicional de tratamento (Excelência, Vossa Excelência Reverendíssima, Vossa Graça, etc). Muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem o título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja Católica.
Existem algumas categorias do título:

1. Protonotário Apostólico: em dois tipos:

A) Numerários (são os mais altos e menos comuns)
B) Supranumerário (os mais comuns encontrados fora de Roma)

2. Prelado de Honra de Sua Santidade;
3. Capelão de Sua Santidade. (atualmente é o mais concedido aos sacerdotes)


Vestimentas dos monsenhores:

Os Protonátarios Apostolicos e os Prelados de Honra:

Vestem-se de batina preta com filamentos e botões vermelhos escuros , e a faixa violácea (igual ao bispo). Podendo usar a veste coral(batina toda roxa) em algumas cerimonias. O barrete é preto com um tufo (borla) vermelha. E para os protonatários que trabalham na Rota Romana é consedida a autorização de usar a Manteleta. (ver foto abaixo)




Monsenhores Protonotários Apostólicos da Rota Romana




Prelado de Honra de Sua Santidade: vestem-se de batina preta com botões e filetes vermelhos e faixa violácea igual ao bispo. O barrete é preto com tufo vermelho. Podendo usar Veste Coral e um Bastão Preláticio. (ver foto abaixo);



Monsenhor Prelado de Honra, de Veste Coral , Capa Clerical negra e barrete e bastão preláticio.




Os Capelões Papais: vestem-se de batina preta com botões, filetes e faixa violácea. O barrete é preto com tufo violáceo. (ver foto abaixo)


Monsenhor Capelão de Sua Santidade



Tratamento aos Monsenhores

Uma instrução da Secretaria de Estado(do vaticano) simplificou as formas de se vestir e se dirigir aos monsenhores. Os Camerlengos costumavam ser chamados de “Mui Reverendíssimo Monsenhor” e os que ocupavam o cume da categoria de “Reverendíssimo Monsenhor”. Na reforma houve uma simplificação para todas as formas que passaram a atender ao “Reverendo Monsenhor”, não raro reduzido a apenas “Monsenhor”. Apenas os Protonotários Apostólicos Numerários são chamados de “Reverendíssimo Monsenhor” igual ao usado aos Bispos, em algumas ocasiões.



-------------------MODELOS DE BRASÕES PARA OS MONSENHORES ------------------




..............Brasão para um Protonotário Apostólico.....................





.....................Brasão de um Prelado de Honra ....................



................Brasão para Capelão Pontificio....................

Outras funções:


Os protonotários numerários continuam o trabalho do Colégio dos Protonotários e ainda possuem alguns deveres no trato dos documentos papais. Outros superiores da cúria Romana que não são bispos são tratados como protonotários numerários. A estes se incluem os auditores da Rota Romana, quatro clérigos da Câmara Apostólica e alguns outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM