ÚLTIMAS POSTAGENS

domingo, 15 de março de 2009

EXCLUSIVO ! DOM JOSÉ CARDOSO CONCEDE ENTREVISTA AO APOSTOLADO SHEMÁ



ENTREVISTA COM DOM JOSÉ CARDOSO

A BIBLIA E SUA IMPORTâNCIA NA MODERNIDADE
Por Arderson Macena
O Arcebispo de Olinda e Recife Dom José Cardoso Sobrinho falou com exclusividade ao Shemá na última sexta feira sobre a importância da Bíblia na sociedade, o Arcebispo foi enfático ao relatar que infelizmente grande parte da população não segue a Bíblia, a dom José nossa gratidão pela entrrevista.

Apostolado shemá: Qual a importância da Bíblia na vida cristã?

Resposta: A Bíblia é a Palavra de Deus. Isto é importantíssimo, não só para a vida cristã mas para toda a vida humana em geral. Deus é o Criador e Pai de toda a humanidade. Todo ser humano, pela própria inteligência, é capaz de conhecer a Deus. Isto é uma verdade natural, filosófica. Não é necessário ser cristão ou católico ou conhecer a Bíblia para conhecer a Deus. É suficiente abrir os olhos e contemplar as maravilhas da criação. Como diz o salmo 19, "os céus proclamam a glória de Deus".
A inteligência humana demonstra a existência de Deus e a imortalidade da alma. Destas verdades de ordem natural surgem outras perguntas: que acontecerá depois da vida terrena? Qual será o destino final do ser humano? A estas perguntas tão impor­tantes a inteligência humana não é capaz de responder. Vêm então em nosso socorro a Bíblia e toda a Divina Revelação dando-nos a conhecer o plano de Deus a nosso respeito, a existência de um prêmio eterno e de um castigo eterno. Assim a Fé vem preencher as limitações da nossa inteligência, como magistralmente o expõe o Santo Padre João Paulo II na Encíclica FIDES ET RATIO.
A Bíblia, portanto, e toda a Divina Revelação são um grande presente que Deus nos ofereceu. O Santo Padre Bento XVI nos disse que toda a Bíblia se resume nesta frase: "DEUS É AMOR". Este é o título de sua primeira encíclica, na qual ele nos convida a acreditar que Deus nos ama gratuitamente, antecipadamente. É Deus quem dá o primeiro passo. Toda a nossa vida, portanto, deveria ser uma resposta ao amor infinito de Deus. Mesmo no relacionamento humano, quando alguém percebe que outra pessoa o ama de verdade, em primeiro lugar experimenta um sentimento de alegria e, espontaneamente, sente o desejo de corresponder a este amor. Esta norma deveria reger todo o nosso relacionamento com Deus. Lendo a Bíblia, chegamos a esta convicção: Deus nos ama gratuitamente e então somos impulsionados a transformar todo o nosso comportamento moral e espiritual numa resposta generosa a este amor de Deus
.

Apostolado Shemá: O FUNDAMENTALISMO BÍBLICO PODE DESENCADEAR UMA GUERRA OU CONFLITO ÉTICO-RELIGIOSO?

Resposta: Absolutamente não! A Bíblia leva a humanidade inteira a unir-se, justamente porque ela, em primeiro lugar, confirma o que a razão humana é capaz de conhecer por si mesma, ou seja, que Deus é a fonte de todo ser e de todo bem. Estas verdades fundamentais já foram conhecidas por grandes filósofos antes de Cristo. Sabendo, pela razão natural e também pela Divina Revelação, que Deus é nosso criador e nosso fim último, naturalmente deveríamos viver unidos como irmãos. A Bíblia também nos revela a existência do demônio, o autor de todo mal... mas sabemos, também pela Bíblia, que Jesus venceu o demônio

Apostolado Shemá:QUAL A IMPORTÂNCIA DA BIBLIA HOJE NA SOCIEDADE MODERNA?

Resposta: A Bíblia é um livro eterno, sempre atual: mostra-nos o caminho seguro que nos conduz a Deus. Oxalá o mundo inteiro aceitasse a Bíblia, incluindo o Novo Testamento que é o ponto culminante de toda a Revelação, ou seja, a Pessoa de nosso Salvador Jesus Cristo. Os meios de comunicação nos informam todos os dias sobre os inúmeros desmandos praticados pela humanidade: guerras, terrorismo, injustiças, imoralidades de todo tipo... Temos certeza de que a única solução se encontra na aceitação de Nosso Senhor Jesus Cristo. No momento da ascensão Ele nos deu o mandato solene: "Ide e fazei com que todas as nações se tornem meus discípulos”. Por isso, nossa Santa Igreja continua, impertérrita, através dos séculos, sua missão evangelizadora.

Dom José Cardoso Sobrinho tem 75 anos e há 24 anos é Arcebispo de Olinda e Recife,foi ordenado Bispo em Roma Pelo Saudoso Papa João Paulo II, sendo nomeado em 79 como Bispo de Paracatu MG, no ano de 1985 recebe a informação que viria a suceder Dom Hélder Câmara na Cátedra De São Salvador do Mundo ou Arquidiocese de Olinda e Recife,Dom José é carmelita descalço e tem doutorado em Direito Canônico, foi professor em Roma e provincial dos carmelitas.



0 comentários:

Postar um comentário

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM