ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 5 de março de 2009

Concílios da Igreja - Latrão III e IV

11. Terceiro Concílio de LATRÃO

Data: 05 a 19 de março de 1179

Papa: Alexandre III ( 1159-1181)

Decisões principais:- fixação da necessidade de dois terços dos votos na eleição do Papa, ficando excluído qualquer recurso às autoridades leigas para dirimir dúvidas do processo eleitoral.

- rejeição do acúmulo de benefícios ou funções dentro da Igreja por parte de uma mesma pessoa.

- recomendação da disciplina da Regra aos monges e cavaleiros regulares, que interferiam indevidamente no governo da Igreja.

- condenação das heresias da época, de fundo dualista (catarismo) ou de pobreza mal entendida (a Pattária, o movimento dos Pobres de Lião ou Valdenses)


12. Quarto Concílio de LATRÃO

Data: 11 a 30 de novembro de 1215

Papa: Inocêncio III (1198-1216)

Decisões principais:- a condenação dos albigenses e valdenses;

- condenação dos erros de Joaquim de Fiore, que pregava o fim do mundo para breve, apoiando-se em falsa exegese bíblica;

- declaração da existência dos demônios como sendo anjos bons que abusaram do seu livre arbítrio pecando;"Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em sua natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa" (DS 800).

Fonte: O Sagrado MAgistério, AQUINO, Felipe, O Sagrado Magistério

- a realização de mais uma cruzada para libertar o Santo Sepulcro de Cristo, em Jerusalém, que se achava nas mãos dos mulçumanos;

- a profissão de fé na Eucaristia, tendo sido então usada a palavra "transubstanciação".- a obrigação da confissão e da comunhão anuais.

- fixou normas sobre a disciplina e a Liturgia da Igreja.

0 comentários:

Postar um comentário

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM