ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Igreja como sacramento de salvação.

Catequese

Por Moisés Nannin Pereira.

I-O que o termo sugere,de onde o termo Igreja vem.

“Caríssimos,hoje daremos a catequese sobre a Igreja como sacramento de Salvação.Mas,para podermos entender em profundidade este tema,temos de compreender as origens da palavra Igreja,pois como São Tomás de Aquino dizia,temos de entender para crer”.
O termo Igreja vem do grego Ekklesia. Profanamente o termo vem dizer como assembléia política das cidades gregas,em especial Atenas,que foi a inventora da democracia moderna.Mas São Paulo Apostolo vem dar o sentido de Cristo ao sentido profano,meramente político;para ele,conhecedor da filosofia grega,este termo veio soar na assembléia de Cristo,de seu povo,reunido em Igreja.Em outras palavras,a Ekklesia é a Igreja, com seus membros,que somos nós e o povo de Deus,e cuja cabeça é Cristo.

Nos tempos mais antigos,no tempo do Êxodo,era utilizado o termo Qahal (ekklesia e qahal são sinônimos).Este termo vem especificamente falar sobre uma assembléia santa,solene,convocada por Deus.Estrangeiros,por não serem o povo do Senhor,sua herança,não podiam participar de sua santa assembléia.O termo Qahal é sobretudo usado para designar certas assembléias do Êxodo,descritas no Deuteronômio,como a do Monte Horeb e a das estepes de Moab,nas quais Deus mostra a seu povo que mesmo estando junto de Deus,não estamos imunes a nos desviarmos de seu Caminho,e alerta de se ter cuidado quanto a isso.

Além disso,houveram assembléias na Terra Prometida.As assembléias (Qahal) também eram momentos doutrinários,por exemplo,quando Josué lê a Lei a todo Israel,o que mostra que sempre necessitamos do ensinamento divino para seguir Seu caminho.
Com o tempo,depois do Exílio,quando Israel reconstrói suas cidades e seu templo,denominam a assembléia de Deus de Synagoge,pois naquela época existia uma liturgia sinagogal,e as reuniões nas sinagogas eram as assembléias de Deus,no qual os homens se reúnem para ouvir Sua mensagem para com eles.Mas também poderiam ser assembléias em que todo Israel se reunia.Como por exemplo,quando Esdras,sacerdote,convoca o povo para acertar contas com Deus,pois muitos homens do povo de Israel desposaram mulheres canaanitas.Ou também quando Esdras lê a Lei de Deus a todo Israel recém chegado do exílio.O que reforça que precisamos sempre de Deus e de seu divino ensinamento.Mas,indago a vocês,e me lembro que indaguei isso na ultima catequese que dei:Será que estamos aproveitando de todo o conhecimento que estamos tendo da História da Salvação,ou estamos com os ouvindo com os ouvidos fechados,não querendo escutar?
Igreja e Sinagoga são sinônimos no Antigo Testamento,pois designavam a Liturgia Sinagogal.Mas Jesus vem mudar isso.Cristo,instituindo Pedro como o líder do povo de Cristo,o primeiro Papa,tende a colocar um termo novo para designar a nova descendência de Abraão,e este é Ekklesia.Pedro e Paulo,nas cartas que escreveram,destacam que a Ekklesia são os membros da Igreja,cuja cabeça é Cristo.Cada um dos membros é a raça escolhida,digna da redenção,da Remissão dos Pecados.
Além disso,o termo Ekklesia,por ser um termo grego,tem a facilidade de mandar o apelo de Deus aos judeus,assim como os pagãos.Por causa disso,devido ao anuncio da Salvação consumada (Kerigma),que Paulo anuncia,varias igrejas se formaram na Grécia e na Macedônia.


NANNIN, Moisés Pereira, Igreja sacramento da Salvação

Este Artigo é Livre para a Publicação desde que seja mostrada a fonte do site e do Autor.

0 comentários:

Postar um comentário

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM