ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Jovens e a Fé Missionária

Direção Espiritual.

Apostolado Shemá.

Por Nilson Pereira dos Santos Júnior

Tema: Jovens e a Fé Missionária.

Nós devemos ressoar a voz do Papa porque ele, co
mo vigário de Cristo, é a voz do Espírito Santo.O Espírito Santo, através de 'Pedro', que é o Papa, que hoje é Bento XVI, falou para nós.Eu gosto de dizer que João Paulo II foi o Papa que mais se manifestou pelos gestos e atitudes. Já Bento XVI marca no seu pontificado pelas palavras. Ele fala com sabedoria.Veja a palavra dele:"Os movimentos eclesiais e as novas comunidades são um sinal luminoso da beleza de Cristo e da Igreja de Cristo, sua esposa. Vocês continuam sendo a estrutura viva da Igreja."

Um carisma só existe em favor da Igreja, da missão da Igreja e da humanidade.É impossível haver um carisma dentro da Igreja, que não a edifique, pois a Igreja é guiada pelo Espírito Santo, e nela somente age aquilo que Deus assim permitir.Relembremos as palavras de Bento XVI na visita ao Brasil em seu encontro com os Jovens: “Não acreditem naqueles que dizem que o Jovem é o futuro da Igreja, não se deixem levar pelas palavras de pessoas dizendo que vocês são o futuro da Igreja, o jovem não e o futuro da Igreja. O jovem é a atual realidade da Igreja, a Igreja sem a juventude estaria desfigurada, a Igreja é sim Jovem.”

A igreja é viva, é jovem, diz o Papa Bento, e nessa juventude nós manifestamos de uma forma reta. A ação missionária da Igreja.Proclamar as maravilhas de Cristo é uma das características do discípulo.

É deprimente ver um cristão na frente da TV dando audiência aos assuntos 'envenenados' e ainda comentando sobre o assunto. Isso vai envenenando a mente e o coração, e os valores do mundo vão penetrando. É triste vermos a juventude mundial caindo cada vê mais no ateísmo e na banalização da moral. Isso somente acontece pois são pessoas que ainda não sabem o que é viver.O que é eterno durará para sempre.Nós somos chamados a dar testemunho da beleza de Cristo para o mundo. Esse mundo que perdeu o sentido da vida porque perdeu o essencial: a beleza que é Cristo. A beleza de Cristo une o nosso coração ao coração d'Ele.

Os diversos carismas que Deus nos deu são para gerar as o que chamamos de “Unidade na Diversidade”. Todos nó recebemos diversos carismas de Deus, porém todos sem exceção são para qRecordando a parábola do 'filho pródigo' pode-se ver que esse filho queria viver a vida. Talvez você também queira 'viver a sua vida', mas o Papa Bento XVI diz exatamente o que aconteceu com o filho pródigo. No final ele acabou por se tornar guardião de porcos e até mesmo chegou a invejar aqueles animais, isso porque tão vazia se tinha tornado a sua vida.O Papa revela o segredo da vida: "quando o homem quer somente apoderar-se da vida, ela torna-se cada vez mais vazia... E emerge a dúvida: viver é verdadeiramente um bem?"

Essa é a grande verdade, meus irmãos! Muitas vezes queremos viver a nossa vida de maneira egoísta, pensando apenas em nossos próprios planos e projetos. A vida, dessa forma, torna-se cada vez mais vazia e pobre.

Infelizmente muitas pessoas chegam ao “chiqueiro da vida” por querer satisfazer seus anseios de um modo simples que o mundo oferece, por isso acabam caindo em prostituição, alcoolismo, drogas, etc. É preciso Saber que o homem por si só não consegue se “auto-preencher” . É preciso que o jovem entenda que a “vida dele” não esta com ele, mas com Cristo em Deus. O homem deve seguir o exemplo do Cristo, é preciso que sempre ele aja conforme Cristo agiu.Não é à toa que muitas pessoas perderam o sentido da vida, mas Jesus disse que aquele que quiser ganhar a sua vida, perdê-la-á, mas aquele que perdê-la por amor a Ele ganha-la-á .Você quer saber qual o segredo da felicidade? Perca a sua vida! Doe a sua vida! Consuma a sua vida! Saia de você mesmo, dos seus planos, seus projetos, seus sonhos.

Temos que optar individualmente pelo Cristo, devemos querer para a nossa vida tudo aquilo que ele quer para a nossa. Esse é o segredo da felicidade. Se o mundo inteiro seguisse os mandamentos que Cristo ensinou, não haveria infelicidade. Mas cada um só pode decidir por si mesmo.
.. Até quando viverá assim sem sentido?Os jovens devem ser doadores de vida.
Esse é o caminho para felicidade. E ela não tem um caminho mais fácil. Jesus deu, ofertou a própria vida. Quem deseja “vida fácil” não pode alcançar o Céu. O Céu é algo grande e difícil de alcançar. Fácil é ir para o inferno. Quando nós doamos a vida, nós a encontramos.Digamos juntos:

"Quanto mais alguém entrega a sua vida pelos outros, pelo próprio bem, tanto mais copiosamente corre o rio da vida".Ame até o fim como Jesus amou até o fim.Jovens católicos somos chamados a gerar homens e mulheres que doem a vida e com alegria demonstrem ao mundo a verdadeira felicidade.

O Santo Padre quer nos ensinar o verdadeiro sentido da liberdade. O conceito de liberdade está ligado com a filiação.Se você é livre, você é responsável pelos dons que Deus lhe deu, pela vida dos outros. Por isso, não dá para viver libertinamente.Como você estaria sem Deus, se Ele não tivesse entrado na sua história?Deus te fez livre do pecado, das angústias e te deu o sentido do amor, da felicidade.

Tu és responsável por essa liberdade!Basta de mediocridade na vida das nossas comunidades. O homem e a mulher que não deseja santidade perdeu o sentido da existência. Nós fomos criados para os altares. Para o Céu.Nossa felicidade está em almejarmos cada vez mais a santidade. Esse é o caminho da felicidade. A santidade se constrói na unidade. Um precisa viver para o outro, e cada comunidade se edifica com a outra.

0 comentários:

Postar um comentário

Apostolado Shemá
Seja nosso parceiro. Cole o código em seu blog.

VISITE TAMBÉM